Em 09/12/2015 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Energisa divulga Plano de Contingência para situações de emergência ou calamidade

O Plano de Contingência da Energisa que acaba de ser divulgado: para momentos de calamidades e desastres naturais

O Plano de Contingência da Energisa que acaba de ser divulgado: para momentos de calamidades e desastres naturais

Download
A Energisa está preparada para o período de chuva: a empresa possui um Plano de Contingência para Situações de Emergência e/ou Calamidade, fundamental para garantir a continuidade dos serviços em casos de emergência. O Plano de Contingência é um conjunto de procedimentos operacionais, que contempla ações em situações reais de emergência nos casos de desastres naturais como chuvas fortes, ventos de grande intensidade, descargas atmosféricas e tempestades.

Com o Plano de Contingência, é possível garantir também maior interação com órgãos do poder público e com a população, visando ao atendimento ágil e eficiente com restabelecimento da energia elétrica o mais rápido possível - em caso de eventuais interrupções de energia e danos ao sistema elétrico de distribuição - priorizando as áreas de saúde.

O plano é dividido em três fases:

Pré-crise: ações de planejamento e monitoramento (medidas preventivas e acompanhamento em tempo real dos alarmes climáticos);

Crise: acionamento e operacionalização (mobilização dos recursos e das equipes de forma rápida)

Pós-crise: desmobilização e avaliação (avaliação da atuação da empresa durante a contingência e pontos de melhoria).

Visando melhorias no atendimento, anualmente, o plano passa por atualizações com reuniões presenciais com todas as frentes de trabalho; realização de simulados em tempo real com as equipes de operação e de campo para avaliar o desempenho dos colaboradores e reunião para compartilhamento das lições aprendidas e oportunidades de melhoria.

Formam as frentes de trabalho as áreas de: atendimento; operação; manutenção, construção e distribuição de linhas de transmissão; manutenção, construção e transmissão de subestações; informações; logística e suprimento; obras civis; tecnologia da informação; saúde e segurança.
 
Além disso, a Energisa, mesmo possuindo seu próprio Plano de Contingência, participa e apoia as ações dos órgãos municipais e estaduais pensando sempre em prol do bem estar dos seus clientes.

A população também pode contribuir. É fundamental que cada um faça a sua parte. Preste atenção às dicas da Energisa de como se proteger durante as tempestades. Fique atento:

• Evite tomar banho durante as tempestades, pois existe o risco de choque elétrico em caso de descargas atmosféricas na rede de energia.

• Retire todos os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos das tomadas.

• Evite contato com objetos de estrutura metálica, como fogões, geladeiras e torneiras entre outros que estejam ligados na eletricidade.

• Se você estiver dentro do carro durante uma tempestade, permaneça no veículo. Os carros oferecem excelente proteção contra os raios.

• Enquanto você fala, durante uma tempestade, ao telefone fixo ou celular, se estiver carregando, um  raio  pode atingir as linhas de energia e de telefonia na rua e provocar sobrecarga na rede. Desligue o aparelho e evite o choque.

• Evite locais abertos e superfícies planas como campo de futebol, piscinas, rios ou mares. Se o seu corpo for o ponto mais alto da superfície, ele pode atrair um raio e sofrer uma descarga. Procure um local seguro para se abrigar, mas não se esconda debaixo da árvore.

• Não manusear equipamentos que estejam ligados na tomada, antena ou rede telefônica.
 
• Em caso de fios elétricos partidos ou caídos na rua, mantenha distância.

• Se perceber algum problema na rede elétrica, entre em contato com a Energisa pelo telefone 0800 032 0196. Lembre-se: a Energisa também está presente 24h pelas redes sociais — Facebook e Twitter — e pelo site www.energisa.com.br.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Assessoria de Comunicação da Energisa Minas Gerais

Tags: contingência, calamida, emergência, desastre, Energisa





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: