Em 05/12/2015 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Escola de Formação Gerencial promove Dia do Empreendedorismo Criativo – Startup Day

A publicitária Marcelle Xavier fez a primeira palestra do evento

A publicitária Marcelle Xavier fez a primeira palestra do evento

Download
A Escola de Formação Gerencial de Cataguases (EFG)  e o Sebrae promoveram  nesta sexta-feira, 3 de dezembro, o "Startup Day" e a apresentação do "Projeto Vitrine", eventos que integram o Dia do Empreendedorismo Criativo, que contou ainda com duas palestras e a apresentação dos projetos pelos alunos. O evento aconteceu no auditório da escola no período da tarde.

imageA primeira palestra teve como tema "Hackeando o Empreendedorismo do Futuro" e foi ministrada por Marcelle Xavier, publicitária atuante na Tropos Lab, voltada para incentivar os alunos a se aventurar em novas iniciativas. " A gente fala das mudanças que estão acontecendo no mundo em termos de economia, economia colaborativa, economia compartilhada, mudanças da era industrial para a era digital, e trabalhamos estratégias de negócios baseadas nas teorias "Customer Development" de Steve Blank", contou ela ao Site.
  
Tiago Belotte (foto acima), falou em seguida, tendo como tema "Trend Insights – Como ter ideias para empreendimentos inovadores". Claro e objetivo foi logo ao ponto: "A gente utiliza pesquisa e análise de tendência para identificar oportunidades de negócios". Em entrevista à reportagem, momentos antes de falar aos estudantes, disse que "essa palestra a gente trabalha metodologias e mostras alguns exemplos de tendências e comportamentos que possam modular um produto ou um novo negócio", explicou.

imageIncentivados a empreender, alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental na disciplina de Empreendedorismo foram provocados a criar startups, conta a professora Renatta Barbosa. "Eu separei meus alunos por áreas de interesse, teve gente da música, das artes, das novas tecnologias e cada um desenvolveu uma idéia que fosse possível, viável e rentável. Formaram dez projetos e o SEBRAE os apresentou a investidores. A nossa idéia é trabalhar com coisas palpáveis, plausíveis, e que possam sair do papel e se tornarem reais" explicou a professora. O resultado desse trabalho foram dez propostas para o mercado. No 8º ano as iniciativas são: Blue Water, Bolo e Cine, EsquiXonado, Vale Tudo, Reciclatá e Uai Tour. No 9º ano foram: App EFG, Kit Cura, Diminuto e Cultura na Linha.", revelou entusiasmada.

imageUm exemplo de startup é a "Vale tudo", empresa de reutilização de material de descarte. Após dois meses de desenvolvimento a iniciativa já conta com apoio de cinco empresas locais. "Coletamos matéria prima nas empresas Melina Boutique, Mercado Morais, Di Menor, Farmanossa e Farmácia São Geraldo e os transformamos em artigos de decoração, garrafas decoradas, artigos de iluminação", conta a relações públicas da iniciativa Letícia Pereira Silva, ao lado da também relações públicas Sara Moreira. Na equipe ainda trabalham uma aluna responsável pela contabilidade, uma tecnóloga e pesquisadora ambiental. Hoje a startup trabalha com expectativa de 55% de crescimento na receita após um ano de trabalho.

imageAo final do evento os alunos da segunda série do ensino médio e curso técnico apresentaram seus trabalhos do Projeto Vitrine, sob a coordenação dos professores Glauce Dias da Silveira Torres e Vitor Resende de Moraes que detalham o Vitrine . "Eles tem como objetivo fazer durante o ano um estudo de viabilidade de um empreendimento na nossa região. A gente sempre incentiva empreendimentos que sejam inovadores e criativos, ou que agreguem valores. Os alunos, ao longo do projeto, têm aulas de Gestão Financeira, Logísticas e Direito, e essas disciplinas norteiam todo estudo. Ao final eles fazem pesquisa de mercado e a aplicam em Cataguases ou nas cidades circunvizinhas. Antes da conclusão do projeto são avaliados por uma banca onde poderão obter pontuação até 50% da nota, e os outros 50%  são dados na apresentação durante a feira", explicaram Vítor e Glauce.

imageAs startups ganhadoras da melhor proposta foram Cultura na linha (1º lugar) e EsquiXonado (segunda colocada). O evento contou com a presença dos representantes das empresas PIA Estudios, Bridge Over Can, SEBRAE, Óculos Ybirá, Odara, Irmãos Reche Artes, Salgaditos, Hidroazul e Red 7.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Samuel Pereira

Tags: Startup Day, Empreendedorismo, criativo, Sebrae, EFG, vitrine





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: