Em 30/11/2015 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

30 presos de Cataguases fazem o Enem prisional nesta terça e quarta-feiras

De Leopoldina são 24 detentos, de Muriaé 75 presos, Visconde do Rio Branco, 11 e Ubá, 11.

Segunda maior população carcerária do Brasil, Minas Gerais mantém a mesma posição em número de inscritos para o Enem PPL.

Segunda maior população carcerária do Brasil, Minas Gerais mantém a mesma posição em número de inscritos para o Enem PPL.

Download
Começa nesta terça-feira, 1º de dezembro, o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). Em Minas Gerais 7.421 detentos do realizarão a prova, dos quais 30 acautelados em Cataguases. A marca representa um aumento de 20% em relação a 2014. Serão 6.662 candidatos de presídios e penitenciárias da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e 759 de Centros de Reintegração Social (CRS’s) de Associações (Apac’s) vinculadas à Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (Fbac).

No Sistema Socioeducativo de Minas, administrado pela Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase) da Seds, o número de inscritos para o Enem PPL teve um aumento ainda maior, frente a 2014. Vão fazer as provas 340 adolescentes em conflito com a lei, 37% a mais do que no ano passado, quando 211 participaram do exame.

Segunda maior população carcerária do Brasil, Minas Gerais mantém a mesma posição em número de inscritos para o Enem PPL. Para a edição de 2015, há 45,5 mil inscritos no país. No Sistema Socioeducativo, o Estado também é o segundo no país em número de inscritos para o exame, posição compatível com o número de adolescentes em cumprimento de medida de internação. O total nacional é de 3.043 adolescentes candidatos.

As provas do Enem PPL serão aplicadas em 132 unidades da Suapi e em 30 CRS’s/Apac’s. A Penitenciária José Maria Alkimin, de Ribeirão das Neves, é o estabelecimento com maior número de inscritos no Estado: 421 candidatos. O segundo é o Complexo Penitenciário Nelson Hungria (CPNH), de Contagem, onde 354 detentos vão fazer o exame.

A prova
No primeiro dia do Enem PPL, os candidatos farão as provas ‘Ciências Humanas e suas Tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (química, física e biologia), com duração total de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, será a vez dos participantes testarem os conhecimentos em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – inglês ou espanhol –, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), redação e matemática, com duração total de 5 horas e 30 minutos.

As inscrições no Enem PPL foram feitas via internet pelos responsáveis pedagógicos de cada unidade da Suapi, Apac e da Suase. Esses técnicos são responsáveis também por conferir os resultados, comunicá-los aos candidatos e encaminhá-los ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a outros programas de acesso à educação superior. O nível de dificuldade do Enem PPL é o mesmo do Enem tradicional.

Educação superior no sistema prisional
Em Minas Gerais 7.311 detentos estudam atualmente. Deste total, 7.016 estão matriculados nas 105 escolas instaladas nas Unidades Prisionais do estado, sendo 5.694 no Ensino Fundamental e 1.322 no Ensino Médio. Em cursos a distância (EAD) e presenciais, 295 presos estão matriculados no ensino superior. (Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Central de Imprensa do Governo de Minas

Tags: Enem prisional, presos, detentos, prova, vestibular





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: