Em 28/11/2015 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Fábrica do Futuro apresenta resultados do Projeto Escola Animada

Iniciativa contou com a presença do secretário-adjunto de Estado da Cultura, Bernardo Novais da Mata Machado

O momento foi de exposição dos resultados alcançados em 2015 e de apresentações preparadas em torno de algumas ações

O momento foi de exposição dos resultados alcançados em 2015 e de apresentações preparadas em torno de algumas ações

Download
Na tarde desta sexta-feira, 27 de novembro, o projeto Escola Animada reuniu vários de seus participantes - entre realizadores, coordenadores e estudantes - para um grande bate-papo que aconteceu no estúdio-escola do Instituto Fábrica do Futuro, localizado no Bairro Guanabara, onde funcionou o antigo CTM. 

O momento foi de exposição dos resultados alcançados em 2015 e de apresentações preparadas em torno de algumas ações construídas no âmbito desta terceira edição daquele projeto, que alia cultura e educação, a partir do uso do audiovisual e das tecnologias digitais na dinâmica de formação escolar.

imageO gestor do Instituto Fábrica do Futuro, César Piva, fez a abertura do evento e apresentou parceiros da iniciativa. Sobre a importância do Escola Animada, transmitiu a ideia de que a relação entre a cultura, a educação e as tecnologias possibilitada pelo projeto pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e, mais do que isso, para o desenvolvimento sustentável da região.

A ocasião contou com a presença do secretário-adjunto de Estado da Cultura, Bernardo Novais da Mata Machado, e a secretária de Estado da Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo, por causa de imprevistos, não pôde comparecer, mas transmitiu, através de vídeo, seu contentamento com relação ao Escola Animada, parabenizando a todos os envolvidos. 

Ainda no início do evento, fizeram uso da palavra o representante da Votorantim Metais, Raul de Abreu Demolinari, e os superintendentes regionais de ensino de Leopoldina e de Muriaé, respectivamente, Sidilúcio Senra e Sandro Carrizo. A Votorantim Metais é patrocinadora do projeto Escola Animada, que é desenvolvido em escolas da Rede Estadual de Ensino em Cataguases, Itamarati de Minas, Leopoldina, Muriaé e Juiz de Fora, com realização do Instituto Fábrica do Futuro e do Polo Audiovisual da Zona da Mata Mineira.

imageOs coordenadores do projeto, que atuaram nas escolas participantes, também estiveram presentes na "Arena Escola Animada", como foi chamado o evento, quando falaram um pouco das muitas possibilidades proporcionadas pela iniciativa. Larissa Pinheiro Vieira, por exemplo, disse que o projeto plantou nela "uma semente", através da qual pôde escolher que caminho seguirá. "Hoje eu tenho a certeza de que eu quero usar a tecnologia na minha formação", destacou a participante, grata pela oportunidade.

Após os pronunciamentos, houve apresentações culturais de dança, exibição de vídeos e de outros resultados em torno do projeto. Também ocorreram conversas acerca das perspectivas para o futuro no que diz respeito à capacitação proporcionada pelo Escola Animada, cuja proposta se desenvolveu a partir do conceito de Territórios Educativos. (Fotos: Paulo Victor Rocha)

Veja mais fotos na galeria abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: Fábrica do Futuro, Escola Animada, CTM, PINA, tecnologia,





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: