Em 06/11/2015 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Prefeitura de Viçosa dobra valor da multa para quem esbanjar água

O prefeito está agindo com rigor para evitar que a situação se agrave ainda mais neste período de crise hídrica e falte água para toda a população por tempo indeterminado

A falta de chuva e o consequente racionamento de água levou a prefeitura de Viçosa a dobrar o valor da multa para quem desperdiçar água

A falta de chuva e o consequente racionamento de água levou a prefeitura de Viçosa a dobrar o valor da multa para quem desperdiçar água

Download
Entrou em vigor, nesta quinta-feira, 5 de novembro, o novo valor da multa que será cobrada de quem desperdiçar água em Viçosa, situada a 120 km de Cataguases. Agora, a pessoa que for flagrada lavando calçadas, veículos ou efetuando qualquer outra ação de esbanjamento do recurso hídrico terá que pagar o valor de 10 UFMs, total equivalente a R$ 402.

A legislação, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Ângelo Chequer, determina que também não haverá mais aviso prévio sobre o fato e, portanto, o desperdiçador será autuado já na primeira vez em que praticar a infração, sendo o valor da punição dobrado em caso de reincidência.

Viçosa passa, há meses, por escassez hídrica, tendo sido decretado estado de emergência pelo chefe do Executivo, no dia 19 de outubro deste ano, quando foi considerada a possibilidade de desabastecimento que poderia comprometer inclusive as aulas nas escolas municipais, estaduais, federais e privadas da cidade. 

Um comitê foi criado para acompanhar a situação no Município e todo o valor arrecadado com as multas aplicadas por desperdício de água deverá ser utilizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Viçosa, para projetos voltados à preservação dos recursos hídricos.

NOTA DA REDAÇÃO: Em Cataguases ainda não há problema neste sentido, por isso talvez, a Administração Municipal ainda não tenha adotado nenhuma medida de incentivo à economia no consumo. Vale lembrar que a crise hídrica não tem data para acabar e seria, no mínimo previdente, que fosse promovida a racionalização do uso da água e realizadas campanhas de conscientização sobre sua utilização como forma de evitar um possível racionamento num futuro próximo.



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Com informações do Jornal Leopoldinense e O Tempo.

Tags: Viçosa, crise hídrica, água, multa, falta d'água





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: