Em 31/10/2015 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Projeto Escola Animada avança na Zona da Mata mineira com novidades

Cerca de 120 professores participam de capacitação para qualificarem o ensino público por meio de novas tecnologias digitais e de cine clubes

O Projeto é uma ação de educação e cultura, desenvolvido a partir da formação de cerca de 120 professores da região

O Projeto é uma ação de educação e cultura, desenvolvido a partir da formação de cerca de 120 professores da região

Download
Após o sucesso em 2014, o Projeto Escola Animada iniciou suas atividades com perspectivas positivas para a Zona da Mata mineira. Neste ano, a iniciativa trabalha uma rede colaborativa de agentes culturais e educacionais nos municípios da região, com a promoção de cine clubes locais e incentivo a ações junto às comunidades. Realizada com o apoio da Votorantim Metais e do Instituto Votorantim, em parceria com a ONG Fábrica do Futuro, o Escola Animada é desenvolvido em Cataguases, Muriaé, Itamarati de Minas, Leopoldina e foi inaugurado, neste ano, em Juiz de Fora.
 
O Projeto é uma ação de educação e cultura, desenvolvido a partir da formação de cerca de 120 professores da região na aplicação dos recursos audiovisuais e de tecnologias digitais nas metodologias de ensino. Essa capacitação é realizada por meio de tutoria online para os educadores, simultaneamente à aplicação das atividades pedagógicas em sala de aula, no intuito de solucionar dúvidas e auxiliá-los no desenvolvimento de seus projetos e atividades.
 
Desenvolvido desde 2013, o Escola Animada tem como uma das principais novidades deste ano a promoção de cine clubes na rotina estudantil. "A ideia é que filmes brasileiros sejam apresentados em sala de aula, em pátios e ou nas comunidades próximas a escola. Um grupo de professores pode, por exemplo, sugerir uma obra que contribua com o processo educacional como um todo. O objetivo é que seja algo que complemente o aprendizado", conta César Piva, gestor Cultural da Fábrica do Futuro.
 
Para ele, a iniciativa visa também apoiar, ampliar e aprofundar as ações inovadoras, reconhecendo e dando visibilidade para boas práticas que já acontecem no dia a dia escolar, o que contribui para o intercâmbio de experiências e faz com que a escola se torne mais criativa e conectada ao mundo contemporâneo.
 
Cultura na Escola
Cláudia Ferraz, professora da Escola Estadual Isa Moraes Freitas, em Itamarati de Minas, está empolgada com a possibilidade de realização do Cine Clube na escola. "Nós já trabalhávamos com a apresentação de filmes, mas era muito pontual. Ter um leque maior de obras a serem mostradas será uma oportunidade para alunos e professores. Além disso, isso acontecerá de maneira interdisciplinar, o que trará ganhos importantes para todos, visto que várias áreas poderão ser trabalhadas ao mesmo tempo, o que possibilita uma troca de experiências", avalia.
 
A professora participa do Projeto desde o seu início. Segundo ela, muitos avanços já podem ser percebidos. "Aprendi a planejar e também a ganhar tempo utilizando os recursos tecnológicos. Hoje, por exemplo, trabalho com o plataformas multifuncionais online.  Faço até provas com essa ferramenta. O blog também trouxe ganhos excelentes ao trabalho e tanto os professores como alunos conseguem atuar em conjunto, o que é muito interessante. Para este ano, as expectativas são ainda melhores de avanço do Projeto", estima.
 
Para Luiz Fernando Leitão, professor das Escolas Estaduais Manuel Inácio Peixoto, em Caraguases, muitos avanços foram registrados de 2013 para 2014, sobretudo no que se refere a novas tecnologias e ferramentas. "O trabalho foi facilitado e ocorre, agora, de maneira integrada com os alunos. Não preciso mais escrever repetidamente no quadro a matéria do dia. Está tudo online, à disposição dos estudantes, que se envolveram e aceitaram muito bem o Projeto. O blog também merece destaque, porque contribuiu para a integração", afirma.
 
De acordo com Ricardo Vinhal, gerente geral das Unidades de Mineração de Bauxita da Votorantim Metais, a empresa tem o compromisso de investir em iniciativas que fomentam o crescimento responsável das regiões onde atua e exalta a importância da continuidade do Escola Animada. "Acreditamos no poder transformador desse projeto na vida dos professores e consequentemente dos alunos da zona da mata mineira. É um orgulho poder realizar a iniciativa, neste ano, também em Juiz de Fora, onde a Votorantim Metais tem uma metalurgia de zinco", afirma.
 
Aprendizado na web
Em 2014, por meio do Blog Educa, o Escola Animada motivou a criação de 92 blogs de professores da rede pública, que utilizam a ferramenta para compartilhar as atividades desenvolvidas na escola, bem como vídeos, textos, artigos, crônicas e outros conteúdos que enriquecem a experiência vivenciada ao longo do projeto. Além disso, o uso dos blogs cria uma rede colaborativa virtual de ensino e aprendizagem. O acesso aos sites pode ser feito por meio do portal do projeto (http://escolaanimada.org.br/).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Ideia Comunicação Empresarial

Tags: escola animada, fábrica do futuro, Votorantim, edcuação





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: