Em 28/10/2015 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Seminário discute a Rede de Atenção Psicossocial de Cataguases

O Seminário teve início na manhã desta terça-feira e termina esta tarde

O Seminário teve início na manhã desta terça-feira e termina esta tarde

Download
Nesta terça-feira e quarta-feiras, 27 e 28 de outubro, profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Cataguases e de outras instituições afins participam do Seminário "A Rede de Atenção Psicossocial de Cataguases" que acontece na sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia, localizada no último pavimento do Hospital. 

imageO evento teve início às 14h desta terça-feira e se estende até o fim da tarde desta quarta, sendo ministrado pela consultora do Ministério da Saúde, psicóloga Leisenir de Oliveira. O objetivo do encontro é discutir a implantação e o funcionamento da RAPS de Cataguases com todos os seus componentes, incluindo a atenção básica, os CAPS, atenção hospitalar, urgência e emergência, entre outros, segundo informou.

"A intenção é debater como esses pontos de assistência estão se articulando para prestar o cuidado mais adequado possível à população que sofre com transtornos mentais ou que tem problemas decorrentes do uso de álcool, de crack e de outras drogas", explicou a consultora. Ela revelou que, embora as discussões sobre o tema sejam antigas, na prática, as RAPS, instituídas em 2011, ainda são novidades e, por isso, trazem não só desafios como também avanços. 

Segundo sublinhou Leisenir, ao fim da capacitação, "esperamos conseguir provocar os trabalhadores e os gestores, para que eles estabeleçam no Município alguns pontos de governança, alguns grupos que possam, de fato, planejar, monitorar e avaliar a Rede e seu funcionamento, analisando, da mesma forma, a satisfação do público atendido", disse.

imageA coordenadora do CAPS I em Cataguases, Valéria Lazaroni, participa do seminário e considera que essa capacitação e seus debates são primordiais para fortalecer os trabalhos da Rede de Atenção Psicossocial no Município. "Já houve outros momentos de capacitação com profissionais do Estado e do Município. Agora é a vez da esfera Federal estar presente em Cataguases para esta finalidade", contou Valéria, em entrevista ao Site do Marcelo Lopes. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: Atenção Psicossocial, CAPS, saúde mental, atenção básica





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: