Em 25/09/2015 às 20h02 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Estudantes cataguasenses lançam óculos para ajudar a locomoção de deficientes visuais

Os jovens inventores do Visual Glasses: Ronald e João Pedro.

Os jovens inventores do Visual Glasses: Ronald e João Pedro.

Download
Os jovens cataguasenses João Pedro Polito Braga e Ronald de Aguiar Modesto, orientados pela professora Gabriella Castro Barbosa Costa Dalpra, desenvolveram o mais novo acessório que pode melhorar a locomoção e consequentemente a qualidade de vida de pessoas com problemas de visão. Trata-se do "Visual Glasses", óculos projetados com microcontroladores, sensores e dispositivos que processam dados e emitem sinais sonoros, através dos quais o usuário consegue identificar a distância em que se encontram os objetos em seu entorno, facilitando assim o seu caminhar independente, sem esbarrões ou quedas por causa de obstáculos.

Estudantes do 1º ano do curso Técnico em Informática do campus Leopoldina do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), João Pedro e Ronald estão empolgados com o trabalho realizado e continuam movimentando a pesquisa em direção ao aperfeiçoamento do produto que, segundo revelaram os inventores, em breve já estará patenteado junto com o nome da marca. Depois de apresentar os primeiros formatos da invenção, os estudantes já começaram a construir o novo protótipo que permitirá ao usuário escolher se prefere que o acessório funcione no modo sonoro ou se apenas emita vibrações.

imageConforme destacaram os inventores, o funcionamento dos óculos "Visual Glasses" tem a mesma lógica de um sonar de navio: o sinal emitido bate no obstáculo e volta ao aparelho em um intervalo de tempo, a partir do qual é possível calcular a distância em que o obstáculo se encontra. Ainda segundo revelou João Pedro, os resultados do projeto estão sendo satisfatórios, uma vez que o produto surpreendeu e foi elogiado por várias pessoas, inclusive por deficientes visuais da cidade. "Além disso, já fomos selecionados para participar de duas concorridas feiras: a Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META) que vai ocorrer nos dias 5, 6 e 7 de Outubro, no CEFET de Leopoldina; e a Feira Estadual de Ciências e Tecnologia (FECETE), a qual acontecerá em Santa Rita do Sapucaí, nos dias 7, 8 e 9 do mesmo mês", acrescentou Ronald.

Na produção do "Visual Glasses", os jovens sublinharam a parceria com a empresa cataguasense Ybirá, responsável pela confecção da armação do acessório, preparada em madeira, com designer especial. João Pedro e Ronald também frisaram o apoio dado pelos seus familiares, amigos e patrocinadores: Ybirá, Loja Di Menor, Fotos Ronaldo, Majella Pedagogia Empresarial e Encautech. Animados, os estudantes agora esperam que seu produto possa futuramente chegar ao mercado e ajudar a cegos e a quem possui baixa visão. "Também queremos participar de outras feiras e mostras, objetivando oportunidade para alcançarmos, quem sabe, a Febrace – Feira Brasileira de Ciência e Engenharia", concluíram os inventores. (Fotos: Paulo Victor Rocha)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: óculos, deficiente visual, visual glasses, João Pedro





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: