Em 07/09/2015 às 14h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Hora Cívica e Desfile na Avenida marcam a manhã de 7 de setembro em Cataguases

Desfiles foram interrompidos pouco depois do meio dia por causa da forte chuva que caiu na cidade. Ainda faltavam dezessete instituições para desfilar, de acordo com a programação

Paulo Rogério, reitor do IF Sudeste, disse que Cataguases já merecia ter uma unidade do IFET

Paulo Rogério, reitor do IF Sudeste, disse que Cataguases já merecia ter uma unidade do IFET

Download
O dia em que se comemora os 138 anos de emancipação política do município de Cataguases começou às 7h30min como ocorre tradicionalmente, em frente ao Paço Municipal, com a Hora Cívica com os Atiradores do Tiro de Guerra perfilados, bem como policiais militares e os agentes penitenciários. A solenidade teve início com a execução dos hinos Nacional Brasileiro e o do município. 

Pimagearticiparam da cerimônia o prefeito José Cesar Samor, o vice, Sérgio Receputi Gouveia, o reitor do IF Sudeste, Paulo Rogério Araújo Guimarães, orador do oficial, secretários municipais, vereadores, o diretor do Presídio Manoel Mathias Júnior, e demais convidados.

Em seu pronunciamento Paulo Rogério destacou a importância de Cataguases no cenário cultural e industrial e reconheceu a "lacuna histórica no que dis respeito à oferta de cursos técnicos e de nível superior". Diante desta realidade ele disse estar feliz por poder contribuir na instalação de uma unidade de ensino federal pública, gratuita e de qualidade. "Temos como objetivo contribuir para o progresso socioeconômico regional através da educação profissional e tecnológica", afirmou. E completou dizendo que a chegada do IF Sudeste a Cataguases "vem resgatar uma dívida histórica com essa cidade. Lamento que a atual situação econômica em que vivemos não permite que o processo de implantação aconteça na velocidade que desejamos", finalizou, o reitor.

imageEm seguida, o prefeito Cesinha Samor fez o seu discurso lembrando que a mensagem que gostaria de passar é de "esperança e certeza de um futuro melhor para Cataguases, que será alcançado com muito trabalho e participação popular", disse. Sobre a situação atual do país e da prefeitura, Cesinha dissa que "infelizmente nadamos num mar de dificuldades, muitas delas estruturais, como é o caso da injusta divisão de recursos entre União, Estados e Municípios. Essa distribuição desigual é a causa maior do nosso déficit financeiro que está inviabilizando investimentos na cidade e praticamente em todo o país", afirmou.

Apesar desse cenário sombrio, o prefeito garantiu não estár pessimista, "pois mesmo assim vamos obtendo resultados, restaurando as principais praças da cidade, atendendo aos distritos com obras e garantindo a realização de suas festas típicas, buscando melhorias nos serviços urbanos, na Saúde, peregrinando em Brasília em busca de recursos e, principalmente, mantendo abertas as portas da prefeitura para ouvirmos a população", analisou.

Em seguida convidou a todos para assistirem ao desfile cívico na Avenida Astolfo Dutra. Mais de quarenta escolas e instituições participaram desse evento que começou por volta de 8h30min e terminou pouco depois do meio dia interrompido pela forte chuva que começou a cair enquanto a Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto terminava seu desfile. Ainda faltavam pela listagem oficial, dezessete instituições para passar pela Avenida. 

Veja a galeria abaixo com mais de 170 fotos da Hora Cívica e dos desfiles das escolas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: defile, hora cívica, sete de setembro, escolas, prefeitura, aniversário da cidade





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: