Em 06/09/2015 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Copa de Rugby em Cadeira de Rodas é atração inédita do fim de semana em Cataguases

As três equipes finalistas fizeram jogos emocionantes e belas partidas

As três equipes finalistas fizeram jogos emocionantes e belas partidas

Download
O Grupo Acessibilidade Já que vem realizando um trabalho em favor dos deficientes físicos para que possam ter na prática as mesmas condições de ir e vir preconizadas pela legislação brasileira, realizou neste sábado e domingo, 5 e 6 de setembro, a I Copa Clube do Remo de Rugby em Cadeiras de Rodas. A iniciativa inédita na região, conforme destacou José Pio, um dos coordenadores do evento e também do Grupo promotor da Copa ao lado de Liliane Riguete, disse, ouco antes do apito inicial da partida final deste domingo, que "a semente para mais um esporte está plantada e agora vamos dar sequência ao trabalho", garantiu.

imageO Rugby em cadeiras de rodas é um esporte paralímpico jogado em quadras. As equipes são formadas por quatro jogadores e há oito reservas à disposição do técnico. Esta grande quantidade de suplentes é explicada pela intensidade das colisões entre competidores e cadeiras. Homens e mulheres tetraplégicos atuam juntos. É necessário ter agilidade para manusear a bola, acelerar, frear e direcionar a cadeira. 

O objetivo do rugby é marcar o gol, delimitado por dois cones verticais na linha de fundo da quadra. As partidas são divididas em quatro períodos de oito minutos, cada. Entre o primeiro e o segundo quarto, há pausa de um minuto. Assim também ocorre entre a terceira e a última etapas. Do segundo para o terceiro período, cinco minutos são dados para o intervalo. Caso o jogo termine empatado, uma prorrogação de três minutos é disputada. 

imageEm Cataguases estiveram presentes neste domingo as equipes Santer Rio Rugby, Minas Quad Rugby, Brasília Quad Rugby que fizeram as partidas finais da Copa. As equipes possuem atletas de alto nível que, inclusive, jogam na Seleção brasileira Paralímpica de Rugby, como é o caso de Júlio Cézar Braz da Rocha, de 24 anos, que atua pelo Minas Quad Rugby. Ele dedica-se ao esporte há um ano e meio e joga na posição de atacante. Além dele, outros dois atletas que participavam da Copa Clube do Remo, também integram o elenco atual da seleção de Rugby.

A Copa Clube do Remo de Rugby em Cadeira de Rodas contou com a participação dos árbitros e equipe técnica formada por Gustavo Cruz de Almeida, Hélio Ribeiro, Pedro Vital, Antônio Manoel Pereira, Pollyana Marques e Rafael Botelho Gouveia.


image

image

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Copa Rugby, esporte, acessibilidade, Clube do Remo





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: