Em 27/08/2015 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Término da circulação de trem é tema de audiência pública na Câmara Municipal

A audiência pública vai discutir a paralisação do transporte de minério pela ferrovia e o destino dos funcionários que trabalham na empresa

A audiência pública vai discutir a paralisação do transporte de minério pela ferrovia e o destino dos funcionários que trabalham na empresa

Download
A Câmara Municipal de Cataguases realiza audiência pública nesta quinta-feira, 27 de agosto, para discutir assunto referente ao término, no final de julho, dos serviços de transporte de minério de ferro e de bauxita que eram feitos no Município de Cataguases pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) através de trem administrado pela concessionária VLI. O evento acontece a pedido do vereador Walmir Linhares da Costa, que aprovou requerimento em plenário e destacou a importância da participação popular nos debates desta reunião pública, que tem início previsto para as 19h.

imageSegundo o vereador, a preocupação é com o desemprego que o fim da atividade do trem de carga causa ao Município, já que 80 cataguasenses são funcionários da concessionária. Outra questão que preocupa Walmir Linhares é a informação de que, com a paralisação do transporte de minério via trem, a empresa CBA vai escoar o produto por meio da rodovia BR 116, movimentando cerca de 120 caminhões pesados. 

"A nossa preocupação é muito grande. Imagino que nossas estradas já não estão tão boas assim. Então a gente entende que aumentar o trânsito dentro dessa malha rodoviária eu acho que é correr o risco e colocar a população em uma situação desconfortável", ressaltou o edil, confiante na possibilidade de os empresários se sensibilizarem com a situação, garantindo a manutenção dos empregos e a contribuição para a segurança na estrada. 

Nesta audiência pública, além dos vereadores da Casa e de outras autoridades municipais ligadas ao assunto, a sociedade civil também deverá comparecer às discussões e poderá inclusive falar sobre outros projetos para a malha ferroviária regional, que pertence ao Governo Federal. Uma das questões que poderão ser levantadas, adiantou Walmir Linhares, é o desejo que muitos estão manifestando a favor da recuperação do trem de passageiros, uma oportunidade para movimentar o (eco)turismo. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: ferrovia, minério, CBA, transporte de carga, linha de trem,





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: