Em 22/08/2015 às 13h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Leopoldina se mobiliza para discutir sobre moradores de rua

Leopoldina busca alternativas para melhorar a situação dos moradores de rua

Leopoldina busca alternativas para melhorar a situação dos moradores de rua

Download
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Leopoldina reuniu no último dia 13 de agosto, diversos representantes da sociedade para um amplo debate sobre moradores em situação de rua. O evento aconteceu na Câmara Municipal onde foram discutidos temas e propostas para a realização de um trabalho mais efetivo com esse público. O objetivo do encontro foi formalizar parcerias para realização de um trabalho multidisciplinar e inter setorial.

imageA secretária titular daquela Pasta, Maria do Carmo Brandão Vargas Vilas (foto ao lado), abriu o evento comentando os avanços obtidos nos serviços ao longo dos anos, como a criação da Casa do Cidadão em 2007 e a Casa de Passagem que acolhe os moradores de rua. "Houve muitos casos em que conseguimos identificar familiares que há muito tempo perderam contato e restabelecer este vínculo que é uma das coisas mais gratificantes deste trabalho", disse. 

Ela também reconheceu o aumento do número de moradores de rua no centro da cidade, especialmente na Praça Félix Martins, e disse que a Prefeitura, a partir de 2013, quando assumiu a Secretaria, realizou um processo seletivo que aumentou o número de profissionais habilitados para este tipo de atendimento. "Hoje conseguimos uma equipe para atuar nas abordagens e na Casa do Cidadão", explicou. A secretária afirmou também que o avanço nesta questão não depende apenas da Assistência Social e por isso convidou toda população e representantes de diversas entidades para debater sobre o problema.

Posteriormente, cerca de setenta pessoas que compareceram ao plenário da Câmara Municipal foram divididas em grupos para discutir sobre os temas relacionados aos moradores em situação de rua, entre eles saúde, segurança pública e comércio e apresentar sugestões visando amenizar o problema. Todas as sugestões estão sendo analisadas pela equipe da Secretaria Muncipal de Assistência Social. Dentre outras ideias apresentadas é a de orientar a população sobre como lidar com moradores de rua. 

imageParticiparam do encontro representantes da Polícia Militar, Ministério Público, vereadores, Secretaria Regional de Saúde, assistentes sociais da prefeitura e do judiciário, representantes da Igreja Católica, Comunidade Espírita, Igreja Metodista, Ordem Demolay, Pequeninos de Jesus, Maçonaria, Grupo Samaritano, Grupo Levanta de Novo e de instituições diversas que atuam dentro da temática abordada, como Sociedade São Vicente de Paulo, Alcoólicos Anônimos, Casa de Caridade Leopoldinense e Rotary Club, Lions Clube, entre outras que colaboraram com sugestões, como representantes do comércio e associações de moradores de bairros. (Fotos: João Gabriel B. Meneghite)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Leopoldinense Online

Tags: moradores de rua, mendigo, desabrigado, Leopoldina, Assistência Social, sem teto





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: