Em 18/08/2015 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Ubá vai sediar a 4ª Mostra de Cinema Independente TV Caiçara

Download
Entre os dias 21 e 23 de agosto, vai acontecer a 4ª Mostra de Cinema Independente TV Caiçara no Museu Ginásio São José, em Ubá. O evento vai exibir e premiar os filmes que fazem parte do site www.tvcaicara.tv.br. A programação contará com filmes de curta-metragem produzidos no Brasil, oficinas de vídeo e fotografia, além de debate com cineastas independentes.

A TV Caiçara funciona pela internet que exibe filmes independentes realizados no Brasil. Nascida em 2009, hoje a TV abriga mais de 530 produções realizadas em diversos estados brasileiros. Em 2015, para comemorar o 6° ano de atuação, a TV Caiçara prepara-se para realizar pela primeira vez sua mostra anual fora da cidade do Rio de Janeiro.
Durante os 3 dias, o Museu Ginásio São José será palco de oficina, debate, exibição e premiação dos filmes. Veja abaixo a programação:

Programação gratuita:
14/08 – SEXTA-FEIRA
OFICINA DE CINEMA INFANTIL
Oficina direcionada para crianças de 04 a 13 anos. A criatividade, imaginação e liberdade das crianças vai produzir, roteirizar e dirigir um curta-metragem, com ajuda de oficineiros. 20 vagas

FOTOGRAFIA COMO ARMA
Além da prática em fotografia, a oficina tem o objetivo de passar a importância que a fotografia tem na luta pelos direitos. Busca levar aos participantes formas de usar a fotografia na luta contra o racismo. 20 vagas

CINEMA COM PÃO DE QUEIJO
Para homenagear o estado de Minas Gerais, a mostra Cinema com Pão de Queijo, que aconteceu pela primeira vez em Ouro Preto em 2013 e já passou pelo Rio de Janeiro em 2014, terá sua reedição em Ubá. Vamos assistir a filmes produzidos em Minas Gerais e bater um papo com o cineasta de Ubá, Filipe Ruffato, que vai mostrar seu filme e falar da profissão.

15/08 - SÁBADO
PREMIAÇÃO MOSTRA TV CAIÇARA
19:00 – Apresentação da mostra;
19:30 – Filme sobre o Museu;
20:00 – Exibição especial – Filme a ser escolhido pela curadoria da TV Caiçara;
20:30 – exibição dos filmes concorrentes ao prêmio;
21:30 – Premiação;
- Melhor filme
- Filme mais exibido
- Melhor série
22:00 – encerramento

16/08 - DOMINGO
CINEGRADA ESPECIAL
O CINEGRADA, cineclube produzido pelo Coletivo CRUA e TV Caiçara no Rio de Janeiro. Propõe uma noite de encontro com os maiores cineastas negros do mundo. Toda 3ª quinta-feira do mês são exibidos dois filmes, um longa e um curta, tendo como principal argumento para o encontro o protagonismo negro nas telas. Após a exibição do filme acontece um debate onde o foco é a luta contra o racismo através do cinema. Para Ubá será feita uma exibição especial provavelmente fora do Museu, em uma comunidade ao redor.

Filmes selecionados:
QUILOMBO DE CAÇANDOCA – Dir. Coletivo CRUA - 10 min.
O quilombo da Caçandoca está localizado em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, cercado de uma extensa faixa da Mata Atlântica, o Quilombo sobrevive há mais de 400 anos. Hoje com a especulação imobiliária, que invade os terrenos herdados pelos remanecentes do quilombo, a comunidade luta para manter suas casas e suas tradições.

CAIXA D'ÁGUA: QUI-LOMBO É ESSE? - Dir. Everlane Moraes – 15 min.
O documentário "Caixa D'água: Qui-lombo é esse?" Relata, através de depoimentos de antigos moradores e de acervos fotográficos, a importância no âmbito cultural e histórico do bairro Getúlio Vargas localizado em Aracaju, capital de Sergipe. A ênfase é dada à cultura negra e à presença do negro escravizados e seus descendentes, com o resgate de assuntos relacionados à sua origem, oralidade, localização geográfica e consciência de sua identidade racial, mostrando que, apesar dessa comunidade existir em uma área urbana, ainda mantém muitos aspectos da vida em quilombo dos antigos negros escravos do Brasil.

FILHAS DO VENTO – Dir. Joel Zito Araujo - 85 min.
É uma lírica história de redenção amorosa entre irmãs, mães e filhas, na pequena cidade de Lavras Novas, interior de Minas Gerais, onde os fantasmas da escravidão e do racismo acentuam os dramas de forma sutil e poderosa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação TV Caiçara

Tags: TV Caiçara, Cinema Independente, racismo, mostra, cinema





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: