Em 16/08/2015 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Hospital de Cataguases vai garantir atendimento padronizado à mulher vitima de violência

Decisão é vitória do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Cataguases e foi obtida após audiência na justiça envolvendo Defensoria Pública

O Hospital de Cataguases vai atender á mulher vítima de violência de forma padronizada

O Hospital de Cataguases vai atender á mulher vítima de violência de forma padronizada

Download
O Conselho Municipal dos Diretos da Mulher de Cataguases, com apoio da Defensoria Pública, resolveu um problema que prejudicava o atendimento à mulher vítima de violência no Município. Depois de audiência com o juiz da Comarca de Cataguases, Edson Geraldo Ladeira, no Fórum, na noite da última quinta-feira, 13 de agosto, ficou estabelecido que o Hospital de Cataguases deverá garantir o atendimento padronizado às mulheres que sofrerem violência física, viabilizando que elas sejam recebidas pelo médico plantonista, para fazer o atendimento assistencial e o exame clínico, antes de serem encaminhadas ao médico perito, para fazer o Auto de Corpo de Delito.

imageConforme destacou a presidente do Conselho, Ana Carolina Damasceno, "todas as vezes que direcionávamos uma mulher para fazer o corpo de delito o Hospital solicitava a presença de um policial, mas o militar alegava que não tinha a obrigação de ir, porque não era necessário. Desse modo, a mulher, já vitimada, ficava no meio da negativa de atendimento e, para que isso se acabe, procuramos a ajuda da Defensoria Pública. Assim, na presença do juiz, ficou firmado o compromisso do Hospital de Cataguases com o atendimento desses casos, além de várias outras questões também relacionadas ao assunto", sublinhou Ana Carolina.

Na audiência, além dela, também estiveram presentes a vice-presidente do Conselho, Maria Ângela Girardi; a defensora pública, Eliana Maria de Oliveira; membros da Provedoria do Hospital liderados pelo provedor Wilson Crepaldi; o diretor clínico e médico perito do Hospital, João Sérgio Mattos, o vereador Geraldo Majella Mazini e o assessor do Poder Executivo, Alex Carvalho. Este, enquanto participava da conversa, também assumiu o compromisso de buscar, via CISUM, a contratação de médico perito depois que João Sérgio se aposentar, em outubro.

imageAo fim dos debates, também ficou acordado que, reservadas as proporções, será dado atendimento preferencial, pelo protocolo de Manchester, às mulheres agredidas, as quais deverão ser conduzidas com discrição. A audiência com o juiz também estabeleceu que deverá ser viabilizado, junto à Regional de Saúde, o atendimento mínimo diferenciado às vítimas de violência sexual. Além disso, outras reuniões entre Defensoria Pública, Polícia Militar e Conselho terão que ser realizadas para debater novas demandas. Ana Carolina e Maria Ângela comemoraram as conquistas, destacando a relevância de prestar atendimento adequado às mulheres, que se tornam frágeis e necessitam de acompanhamento especial, quando vitimadas por violência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: violência contra a mulher, atendimento padrão, hospital de Cataguases, Conselho da Mulher





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: