Em 26/07/2015 às 21h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

No penúltimo dia de competição no Pan, Brasil conquista várias medalhas de ouro

Basquete, Handebol, boliche, futebol feminino, karatê e tênis de mesa são ouros. Vôlei feminino leva a prata.

Nem mesmo a imensa torcida canadense que lotou o estádio em Toronto impediu a vitória brasileirs

Nem mesmo a imensa torcida canadense que lotou o estádio em Toronto impediu a vitória brasileirs

Download
A seleção brasileira de basquete masculino entrou em quadra neste sábado 15 para a disputa da medalha de ouro contra os anfitriões canadenses. O Brasil estava invicto na competição, ganhando inclusive da seleção norte-americana, embora ela não estivesse representada pelo time A, assim como o Brasil também não estava, tendo em vista que seus principais jogadores estavam na NBA (a Liga profissional americana). Do outro lado, o Canadá também estava invicto e tinha o favoritismo por jogar diante de sua torcida, que lotou o ginásio da Universidade Ryerson, e ainda contava com o seu time completo para esta competição. 

imageCom esse retrospecto, poderia se imaginar que o Canadá mandasse no jogo e levaria o ouro com certa facilidade, mas isso não aconteceu. A seleção brasileira entrou com muita determinação, impôs um ritmo fortíssimo e chegou a abrir uma larga vantagem de 28 pontos no placar. Com altos índices de aproveitamento de rebotes e contra-ataques muito bem executados e uma forte defesa, o Brasil foi mandando no jogo com extrema facilidade até o início do terceiro quarto. A partir daí o Canadá, impulsionado pela sua torcida, passou a se recuperar, chegando a diminuir para seis pontos a diferença no placar. Porém, o Brasil voltou mais atento para o jogo, abriu novamente uma diferença que lhe dava uma certa tranquilidade e venceu a partida por 86 a 71.  Ouro para o Brasil, que não conquistava desde 2007 nos Jogos do Rio.

Mais tarde, foi a vez da seleção brasileira de handebol masculino entrar em quadra para também disputar a medalha de ouro contra a sua maior rival: Argentina. Ambas as equipes estavam, até aquele momento, invictas e, como tal, vêm repetindo as finais desde Santo Domingo, na república Dominicana, em 2003, porém, com mais conquistas do lado verde-amarelo, embora os argentinos sejam os atuais campeões. Como não poderia ser diferente, a partida começou muito dura, com o Brasil abrindo uma pequena vantagem de 3 gols, mas os argentinos buscaram o placar e fecharam o primeiro tempo em 11 a 9. A seleção brasileira reagiu e empatou o jogo no segundo tempo em 24 a 24. Com este resultado, a partida foi para a prorrogação e aí a técnica e a raça brasileira foram superiores fazendo 29 a 27, com mais uma medalha de ouro e a recuperação do título pan-americano. 

imageMas nem todos os resultados da noite de sábado, a penúltima deste Pan-Americano, foram dourados para o Brasil. Pouco depois do início do handebol masculino, as meninas do vôlei brasileiro entraram em quadra para defender o título contra as norte-americanas. Como era de se esperar, o jogo começou muito acirrado com as duas equipes buscando o placar. O Brasil começou a errar e ceder contra-ataques para o adversário e, por outro lado, os Estados Unidos raramente perdiam suas oportunidades de converter pontos, o que levou o primeiro set terminar com vitória por 25 a 22 para os americanos. O segundo set foi igual ao primeiro, com os Estados Unidos abrindo uma certa vantagem no placar, errando menos que o Brasil e fechando em 25 a 21. No terceiro set, as meninas do Brasil esboçaram uma reação, principalmente com a entrada de Jaqueline, chegando a abrir uma boa vantagem no placar, mas cederam muitos pontos ao adversário em erros, e numa virada extraordinária, as norte-americanas fecharam o set em 28 a 26 e o jogo em 3 sets a 0. Estados Unidos, medalha de ouro e a prata ficando com o Brasil.
 
Outras conquistas importantes aconteceram também neste sábado e que trouxeram medalhas de ouro para o Brasil. O futebol feminino do Brasil ganhou da Colômbia por 4 a 0, o boliche masculino, o karatê feminino e o tênis de mesa masculino também estiveram no topo do pódio. 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Leonardo Reis

Tags: basquete, Pan-Americano, Karatê, handebol, vôlei





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: