Em 14/07/2015 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Votorantim Metais investe em destinação responsável para seu resíduo orgânico

Unidade Miraí da Votorantim Metais realiza compostagem para transformar material orgânico em adubo

O equipamento tem capacidade de produzir mensalmente cerca de 720 quilos de insumo

O equipamento tem capacidade de produzir mensalmente cerca de 720 quilos de insumo

Download
A Unidade Miraí da Votorantim Metais adquiriu, recentemente, uma composteira automática, que irá transformar o resíduo orgânico gerado na empresa em adubo. Com um baixo investimento, o equipamento tem capacidade de produzir mensalmente cerca de 720kgs de insumo, que será destinado para o viveiro de mudas da Unidade, que cultiva mais de 100 espécies de plantas da mata atlântica e é responsável por abastecer projetos de recuperação ambiental de áreas mineradas.

Com a nova aquisição, a Unidade buscou uma alternativa ambientalmente responsável para destinação de seus resíduos orgânicos. A compostagem aumenta a vida útil de aterros sanitários; evita o acúmulo de rejeitos, mau cheiro e proliferação de animais vetores de doenças; e garante a efetividade da coleta seletiva. Outro benefício é redução do custo de logística de transporte do material orgânico, já que a região não conta com um aterro licenciado.

Para a realização da compostagem, a cada quilo de resíduo orgânico é necessária a adição de 600 gramas de serragem, que é doada por serralheiros da região à empresa. "A nova prática irá beneficiar a todos, transformando o resíduo de duas atividades em um produto para a Unidade. Ganhamos nós, com a produção de adubo para o nosso viveiro, e os serralheiros, que agora têm para onde destinar seus rejeitos", afirma Christian Andrade, gerente das Unidades da Zona da Mata da Votorantim Metais.

De acordo com Ricardo Vinhal, gerente geral das Unidade de Mineração de Bauxita da Votorantim Metais, a implantação do sistema de compostagem integra as práticas de Gestão Ambiental da Votorantim Metais, que tem como uma de suas prioridades a redução da geração de resíduos em suas operações. "Ao longo dos últimos anos, alcançamos importantes evoluções na gestão ambiental, como índice de 95% de recirculação de toda água de processo", afirma.

Funcionamento
Para o bom funcionamento da compostagem, a equipe de compostagem passou por uma capacitação para operar o novo instrumento. De fácil instalação, manuseio e manutenção, a composteira automática é formada por duas câmaras sobrepostas. A primeira é responsável pela decomposição do rejeito orgânico, enquanto a segunda realiza a maturação do material. Cada fase do processo dura aproximadamente quinze dias.(Foto: Ideia Comunicação Empresarial)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Ideia Comunicação Empresarial

Tags: bauxita, Votorantim, alumínio, orgânico, composteira





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: