Em 04/07/2015 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Feira Empresa Simulada mobiliza Chácara Dona Catarina nesta manhã

A Feira mobilizou alunos e populares que puderam conhecer um pouco mais do trabalho realizado pela Escola de Formação Gerencial

A Feira mobilizou alunos e populares que puderam conhecer um pouco mais do trabalho realizado pela Escola de Formação Gerencial

Download
A Escola de Formação Gerencial (SEBRAE Cataguases) realizou a Feira de Empresa Simulada durante a manhã de sábado, 4 de julho, na Praça Chácara Dona Catarina, onde os alunos que cursam o 2º ano do Ensino Médio/Técnico em Administração levaram a público os serviços oferecidos pelas instituições "Busca Eletrônica", "Cão Panheiro Pet Shop" e "Mimo Presentes", criadas por eles próprios, com orientação de professores, objetivando o desenvolvimento do empreendedorismo na formação escolar.

Quem participou do evento pôde receber quatro folhas de cheques fictícios para gastar nas empresas cujos atendimentos foram realizados pelos estudantes envolvidos. Conforme destacou a professora Glauce Dias da Silveira Torres, organizadora do evento, as instituições criadas pelos alunos, embora sejam estabelecidas dentro de um mercado simulado com moeda fictícia, possuem a mesma rotina e departamentos de empresas reais. Por isso, ressaltou Glauce, os estudantes têm contato com a prática de contabilidade, administração, economia, enfim, podem vivenciar todo o dia a dia do mercado empresarial, preparando-se para futuramente ingressarem com excelência no mercado de trabalho.

imagePara Ana Paula de Andrade Dutra, coordenadora pedagógica e orientadora educacional da Escola de Formação Gerencial em Cataguases, "esse projeto é muito relevante para os alunos e sua culminância, com a realização desta feira, tem importância fundamental porque é momento de os estudantes mostrarem à população todo o conhecimento adquirido ao longo de um ano de trabalho nessa perspectiva". Ainda segundo ressaltou a coordenadora, antes de "vender" produtos para a sociedade, os estudantes estabeleceram transações financeiras entre as empresas simuladas das outras Escolas de Formação Gerencial, propiciando intercâmbio de informações no âmbito do projeto.

De acordo com a diretora Olívia Pereira Silva, esse trabalho realizado com os estudantes é um dos projetos estruturantes da Escola de Formação Gerencial e é iniciado sempre no segundo semestre do 1º ano do Ensino Médio. "O projeto é um exercício muito importante para os alunos, os quais têm que se empenhar para mostrar a viabilidade de suas empresas e render lucros em suas vendas. Para isso, colocam em prática tudo aquilo que aprenderam no desenvolvimento do curso e essa é a proposta primordial", enfatizou Olívia.

Como se tratou de uma Feira de Empresa Simulada, as pessoas que nela compareceram e gastaram seus cheques fictícios ganharam em troca brindes, algodão doce, pipoca e ingresso para o pula-pula. Já os membros das empresas simuladas tiveram que demonstrar todas as suas habilidades empreendedoras e atingir metas de vendas, para, ao fim do evento, contabilizarem resultados lucrativos que motivem a manutenção de suas instituições. (Fotos: Paulo Victor Rocha)

Veja mais fotos na galeria abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: escola, formação, gerencial, sebrae, alunos, feira,





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: