Em 04/07/2015 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Defensora Pública Geral do Estado de Minas Gerais visita Cataguases

Christiane Malard, ao lado de Eliana Spíndola, com Edson Ladeira, Bil Crepaldi e Gerci Ribeiro do Vale

Christiane Malard, ao lado de Eliana Spíndola, com Edson Ladeira, Bil Crepaldi e Gerci Ribeiro do Vale

Download
A Defensora Pública Geral do Estado de Minas Gerais, Christiane Procópio Malard esteve na tarde desta sexta-feira, 3 de julho, em visita a Defensoria Pública Regional de Cataguases onde foi recebida pela titular daquele órgão no município, Eliana Maria de Oliveira Spíndola. Também estiveram presentes o juiz de direito da 2ª Vara Cível da Comarca, Edson Geraldo Ladeira e o Provedor do Hospital de Cataguases, Wilson Crepaldi Júnior, acompanhado do procurador geral daquela Casa de Saúde, Gerci Ribeiro do Vale.

imageChristiane Malard fez uma visita de cortesia à Regional de Cataguases após cumprir compromissos oficiais em Ubá. Ao chegar presenteou a colega Eliana Spíndola com um vaso de orquídea e conversaram sobre a Ação Civil Pública movida pela Regional coordenada por Eliana que permitiu à justiça formalizar um acordo entre a Prefeitura de Cataguases e o Hospital. Na ocasião, Wilson Crepaldi e Gerci, também explicaram a situação daquela Santa Casa à Defensora Pública Geral. 

Em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, Christiane Malard elogiou a atitude da colega Eliana Spíndola de conseguir "com apenas uma audiência, um acordo entre o Hospital e o Município, o que demonstra que os defensores públicos tem prezado muito sua atuação através da mediação. E o que me deixou muito honrada aqui em Cataguases foi saber que tudo foi resolvido numa primeira audiência", frisou. 

O grande volume de serviço que a Regional de Cataguases registra diariamente levou a uma ampliação de sua sede. Porém, o número de defensores públicos continua o mesmo: três para atender a uma demanda crescente nas mais diversas áreas de atuação. Esta realidade foi tratada por Christiane Malard. "Nós temos um projeto de expansão da Defensoria Pública em todo o estado, inclusive para comarcas onde não há defensorias públicas providas", revelou. 

A Defensora Pública Geral continua: "Mas o principal foco desta administraçãp é fortalecer a Defensoria Pública onde ela já existe, que é o caso de Cataguases e de várias outras cidades da Regional. Temos um concurso que acabamos de finalizar que foi homologado por mim, estamos em tratativas com o governo para darmos nomeação e posse ainda no segundo semestre e nosso planejamento prevê o fortalecimento da regional, porque nós reconhecemos a importância e, principalmente, o trabalho que é realizado aqui pelos defensores junto a população carente e temos esta meta de estarmos trazendo mais defensores dentro deste planejamento", concluiu.

imageChristiane Malard falou ainda sobre os objetivos à frente da Defensoria de Minas Gerais: "Os desafios são muitos, mas o primeiro deles é a Defensoria ter defensor público. Estamos trabalhando com o governo do estado para fazermos o próximo concurso que será o oitavo, para que este projeto de expansão possa ocorrer com êxito. Temos como novidade o Processo Judicial Eletrônico que, inclusive, já tem um cronograma do Tribunal de Justiça para este ano e para o próximo dentro comarcas. Então a Defensoria precisa se equipar com novas máquinas, scâneres, segundas telas, uma série de questões, de equipamentos, mas, mais que isto, precisamos de material humano. A Defensoria Pública, hoje, não conta com quadro próprio de servidores e este é um grande desafio junto ao governo. Nós temos um projeto de lei pronto pra ser encaminhado para a Assembleia Legislativa, mas estamos negociando com o governo a questão do aceite, com relação ao impacto orçamentário para que este projeto possa ser encaminhado, aprovado e sancionado. A intenção da Defensoria Pública hoje é incrementar o seu quadro com servidores próprios, dando maior suporte ao trabalho do defensor público para atender com maior qualidade o cidadão carente", explicou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: defensoria, pública, regional, estado,





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: