Em 16/06/2015 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Instituto Francisca de Souza Peixoto: um lugar de atividades, informação e muitos encantos

Download
Se existe um espaço em Cataguases que agrega arte, educação e entretenimento com a cultura é o Instituto Francisca de Souza Peixoto, mantido pela Companhia Industrial Cataguases. A instituição oferece uma agenda repleta de atividades e conta atualmente com os seguintes projetos: Biblioteca Digital; os Doutores Cura-Cura; Grupo GPTo; Teatrando; Contos e Cantos; Escrevendo com o Escritor; Ponto Sem Nó; Mundo Meu; Qualidade de Vida e Balé; o Bola Cheia e aulas de Karatê e Capoeira. E a alegria é a marca registrada de cada projeto e de seus integrantes.
 
imageNos últimos dias, o Instituto participou ativamente da Semana do Meio Ambiente, dos dias 9 à 11 de junho, e promoveu oficinas como a de Flores com Garrafa Pet. Como resultado da oficina, a turma estava craque no trabalho com material reciclável e foram confeccionados lindos objetos, além de estimular a criatividade e incentivar o trabalho com aquele tipo de matéria prima. E os Doutores Cura-Cura também marcaram presença na Semana do Meio Ambiente. O grupo apresentou pela manhã, no Teatro dos Vicentinos, a peça "Racionar Porque Pode Acabar" para escolas de Cataguases. Na parte da tarde, estiveram presentes na Escola Sementinha para uma incrível apresentação. A peça traz dicas importantes sobre a água e o seu racionamento e conscientiza o comportamento dos pequenos sobre o racionamento.
 
Já no final de semana, o Teatro dos Vicentinos foi sucesso de público! Foram apresentados dois espetáculos teatrais: no sábado, dia 13 de junho, em homenagem ao Dia Mundial do Malabarismo, o Instituto ofereceu uma oficina de malabares pela manhã, com o palhaço malabarista e equilibrista Kadim (Vinícius Branquinho), integrante do GPTo, e à noite um grande espetáculo, "O Equilíbrio da Vida", com números incríveis! E no domingo, dia 12, foi a vez do Grupo Pera com a peça "A Vergonha de Sofia". De uma forma inteligente e ao mesmo tempo dinâmica, a peça tratou sobre o bullyng e os males que pode causar. Com alegria e informação, os palhaços Potoca e Fedegoso deram dicas para todos os presentes.
 
E não pára por aí! Nos meses de maio e junho, o GPTo participou dos festivais de teatro de Ubá, o Fetuba, e de São João Nepomuceno, o Nepopó, e representou muito bem o Instituto, trazendo na bagagem duas premiações: melhor ator coadjuvante para Vinícius Branquinho e melhor espetáculo na categoria alternativo no Fetuba, além de melhor habilidade e manipulação com teatro de bonecos no Nepopó.  Além das indicações de melhor ator e atriz para Maycon Carvalho e Roberta Rodrigues, dos Doutores Cura-Cura, que também participaram do Fetuba. 

E fique por dentro do que vem por aí: visitas das escolas à Biblioteca Digital e atendimento dos Doutores Cura-Cura no Hospital Cataguases, Caps, asilo, creches e escolas. E no dia 28 de junho o Grupo GPto traz ao Teatro dos Vicentinos a magia do teatro de sombras com a peça o "Menino Mutante", da obra de Mauro Sérgio Fernandes. E o Escrevendo com o Escritor acontece nos dias 29 e 30, trazendo autores renomados para um grande encontrão.
 
O objetivo principal do Instituto é formar e trabalhar em prol da comunidade, desenvolvendo programações e atividades para todas as idades e em diversos horários para atender a todos. Venha até o Instituto e confira! 

Texto e Fotografia: Assessoria de Comunicação do Instituto Francisca de Souza Peixoto

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: teatro, instituto, francisca, peixoto, arte





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: