Em 27/05/2015 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

EXCLUSIVO: Polícia Civil prende ladrão que manteve investigador refém por seis horas

O delegado seccional de polícia em Cataguases, Guttemberg de Souza Filho, contou à reportagem do Site do Marcelo Lopes como tudo o que aconteceu até a prisão de um dos criminosos em Barbacena

Um dos ladrões, Sidney, acima, foi preso enquanto dormia na manhã de sábado. Ao lado a arma do investigador com a numeração raspada

Um dos ladrões, Sidney, acima, foi preso enquanto dormia na manhã de sábado. Ao lado a arma do investigador com a numeração raspada

Download
Policiais civis de Cataguases supervisionados pelo delegado seccional Guttemberg de Souza Filho e coordenados pelo inspetor Leonardo Pessanha, descobriram e prenderam um dos suspeitos de ter roubado a caminhonete Mitsubishi L200 e mantido refém por cerca de seis horas, um investigador que trabalha na naquela delegacia, cujo nome não foi divulgado. O Site do Marcelo Lopes acompanha o caso desde o início e não publicou nada a respeito atendendo pedido expresso da Superintendência da Polícia Civil de Minas Gerais, para não atrapalhar as investigações.

imageO assalto aconteceu por volta das 19h30min do dia 13 de maio, no bairro Popular, nas imediações das Faculdades Sudamérica e a prisão do primeiro suspeito foi realizada no último sábado, 23, em Barbacena. O parceiro dele está foragido, mas a Polícia Civil tem informações sobre sua identidade e pistas a seu respeito, conforme informou o delegado Guttemberg de Souza Filho (foto ao lado) em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes."Foi um esforço muito grande de toda a equipe porque as primeiras informações davam conta de que seria um crime contra a instituição Polícia Civil, portanto, contra o Estado, mas logo depois comprovamos que se tratou mesmo de um assalto", disse. 

O delegado completou revelando que "os dois suspeitos fazem parte de uma quadrilha de roubo de veículos com atuação em todo o estado". Sidney de Magalhães, 39 anos de idade, e um comparsa saíram de Barbacena para roubar uma caminhonete L200, aqui em Cataguases. Ao chegarem eles localizaram o carro no bairro Bandeirantes quando o seu proprietário o colocava na garagem e por isso, desistiram do intento. Neste momento - continua o delegado - passou outra caminhonete, a que estava o investigador e eles o seguiram até à faculdade, o esperaram estacionar e partiram para cima. Enquanto um chegou com arma em punho do lado do motorista anunciando o assalto, o outro abriu a porta de trás, viu o colete da Polícia Civil no banco, e avisou para o policial não reagir, também entrando no carro rapidamente", explicou. O investigador foi algemado, encapuzado e teve os pés amarrados. Em seguida assumiram a direção da caminhonete e foram para Barbacena, conforme apuraram as investigações.

imageNaquela cidade, contou o delegado Guttemberg, eles deixaram o carro da vítima em algum lugar e retornaram com o policial civil na carroceria de uma Saveiro branca com capota (foto ao lado). Eles voltaram, ainda conforme as investigações, "para buscar o carro que os trouxe até aqui". Questionado sobre o motivo que os ladrões não mataram o policial civil, o delegado disse que  eles sabiam que a morte do detetive iria complicar ainda mais a situação e, por isso o mantiveram vivo. Mas o agrediram e o ameaçaram o tempo todo", completou.

Após ficar seis horas encapuzado, algemado e com os pés amarrados, os ladrões libertaram o policial civil apenas com as pernas desamarradas em Sinimbu (zona rural de Cataguases) e foram embora. Ele caminhou cerca de dez quilômetros até encontrar um telefone público no bairro Granjaria, quando conseguiu pedir ajuda a um de seus colegas que o resgatou, informou Guttemberg de Souza Filho. A vítima prestou depoimento sobre o que lhe aconteceu quando repassou "informações detalhadas decisivas na investigação", acrescentou o delegado.

Ele também contou que as equipes de Inteligência da Polícia Civil de Cataguases e Leopoldina começaram a trabalhar em conjunto imediatamente, e policiais do 4º Departamento de Polícia Civil em Juiz de Fora, comandado pelo delegado Saed Divan, se juntaram à equipe além de outros da região. A equipe de Cataguases foi formada pelos investigadores Pessanha, Felipe, Juliano, Leonel, João Victor, Rafael, João Paulo e Davi todos supervisionados por Guttemberg Souza Filho. Durante as investigações eles conseguiram imagens feitas por câmeras de segurança de um posto de gasolina em Rio Pomba, de uma Saveiro branca usada para trazer o investigador de volta à Cataguases (veja o vídeo com imagens do posto de gasolina ao final desta matéria). 

"Este vídeo nos levou a Barbacena onde, com a ajuda da Polícia Civil de lá e outras investigações, obtivemos novas informações a respeito do nosso suspeito que é presidiário em regime semiaberto, ficando uma noite em casa e outra na cadeia", explicou o inspetor Pessanha (foto ao lado). "Depois de reunirmos todas as provas da participação de Sidney no roubo e cárcere privado do detetive, continuou, o grupo de investigadores, de posse de um mandado de prisão, o prendeu em sua casa no começo da manhã deste sábado, 23, enquanto ele ainda dormia. Os policiais também recuperaram a arma do policial que já estava com a numeração raspada, localizaram a Saveiro e, agora, trabalham na localização e prisão do segundo envolvido, bem como na recuperação da caminhonete L200.



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: polícia, civil, ladrão, refém, Barbacena, Sininbu





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: