Em 18/05/2015 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Começa nesta segunda a Semana da Luta Antimanicomial em Cataguases

Equipe do Caps I que está coordenando a Semana Antimanicomial juntamente com acadêmicos da Sudamérica

Equipe do Caps I que está coordenando a Semana Antimanicomial juntamente com acadêmicos da Sudamérica

Download
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) de Cataguases, em parceria com a Faculdade Sudamérica, realizará uma série de eventos no âmbito da "Semana da Luta Antimanicomial", que terá início nessa segunda-feira, 18 de maio, data em que é celebrado o "Dia Nacional da Luta Antimanicomial". 

A programação se estenderá até quinta-feira, 21, com oficinas de artes, desfiles de roupas customizadas, oficinas de educação física, entre outras atividades que serão ministradas pelos próprios usuários do CAPS I e por graduandos da Faculdade Sudamérica. De acordo com a assistente social Valéria Lazaroni Silva, coordenadora do CAPS I, essa "Luta Antimanicomial" acontece em todo o Brasil e precisa ter cada vez mais adesão da sociedade, pois já ficou provado cientificamente que não se trata ninguém por meio do isolamento.
  
imageValéria (foto ao lado) destaca que, embora o manicômio já não exista mais como espaço físico, ele ainda existe dentro da gente, no pensamento, no agir e no falar. "Ainda existe essa ideia de que ‘louco’ tem que ser tratado dentro do hospício, dentro de uma clínica psiquiátrica e é isso que precisamos combater", acrescenta a assistente social.

Segundo ressalta a coordenadora do CAPS I, a parceria com a Faculdade Sudamérica, nesse sentido, é de grande importância tanto para a Saúde Mental de Cataguases quanto para o corpo docente e discente dessa instituição de ensino superior, uma vez que proporciona troca de saberes e fazeres, que enriquece as relações. Ainda sobre a Luta Antimanicomial, Valéria revela que, posteriormente, também será realizado um seminário para manter viva a discussão sobre o assunto.

Veja a programação da Semana da Luta Antimanicomial em Cataguases:

18/05 (segunda-feira), às 13h, no CAPS - Oficina de Garrafas Decoradas, tendo como monitor o usuário Renato Amorim.

19/05 (terça-feira), às 9h30, na Praça de Esportes - Oficina de Futebol orientada pelos alunos aos usuários, na Praça de Esportes.

19/05 (terça-feira), às 20h, na Faculdade Sudamérica - Desfile de roupas customizadas (Oficina de Geração de Renda), realizado pelos usuários do CAPS.

20/05 (quarta-feira), às 9h30, no CAPS - Atividades de Educação Física para os usuários, orientadas pelos alunos da Faculdade Sudamérica.

21/05 (quinta-feira), às 13h, no CAPS - Oficina de Customização, para os alunos, tendo como monitora a usuária Dicélia Pereira.

21/05 (quinta-feira), às 14h, no CAPS - Oficina de artes com palito de picolé, tendo como monitor o usuário Ricardo dos Santos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: manicômio, luta, louco, caps





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: