Em 09/05/2015 às 20h12 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

"Uma vergonha", diz Serafim indignado com a exoneração do diretor do presídio em Cataguases

Alan Neves deixa um legado de melhorias naquele recinto nas áreas de infraestrutura, educação e acaba de conseguir emprego para 15 presos

Alan Neves recebeu, em março, do vereador Maurício Rufino, Moção de Congratulações pelos relevantes serviços prestados

Alan Neves recebeu, em março, do vereador Maurício Rufino, Moção de Congratulações pelos relevantes serviços prestados

Download
No final da manhã dessa sexta-feira, 8 de maio, veio a público a exoneração do então diretor do Presídio de Cataguases, Alan Neves Ladeira Resende, que a partir da próxima segunda-feira, 10, não responderá mais por aquela unidade prisional. O ato de sua exoneração foi publicado no "Minas Gerais", jornal oficial do Estado, em 8 de maio. Alan, que entrou no sistema prisional após ser aprovado em concurso público há doze anos, foi promovido a diretor há sete e tem uma vasta experiência no setor. Ele, agora, vai trabalhar no presídio em Leopoldina na sua função de origem. Em seu lugar assume a direção do presídio na cidade, Manoel Luiz Mathias Júnior.

imageO vereador Serafim Spíndola veio a público se manifestar - indignado - sobre a exoneração de Alan da direção do presídio. Ex-delegado de carreira e profundo conhecedor do sistema prisional, Serafim criticou duramente a saída daquele diretor, bem como a forma como ela aconteceu. "Uma vergonha essa exoneração. Perdemos, um dos melhores profissionais do sistema prisional de Minas Gerais!", afirmou enfático para continuar em seguida: " Pior ainda é o nosso prefeito não ter feito nada para ele continuar conosco. Se fez ninguém deu ouvido para ele. Porque a quantidade de voto que o atual governador teve aqui em Cataguases e o apoio que recebeu do Cesinha, ele tinha, no mínimo, que conversar antes com o prefeito para ver se não ia desagradar quem lhe deu tantos votos. Mas, não duvido nada que Cesinha tenha sido o último a saber dessa exoneração", opinou. E completou de forma irônica: "Pelo menos agora, o Cesinha não vai poder dizer que o governador não fez nada por Cataguases".

Na cidade, Alan Neves ficou exatos vinte e cinco meses à frente do Presídio, período em que praticamente mudou o perfil daquela unidade, com várias realizações de destaque. Ele conversou com a reportagem do Site do Marcelo Lopes na tarde dessa sexta-feira, 8, quando disse ter recebido a notícia "com tranquilidade e respeito aos meus superiores" e negou tenha sido surpreendido. "Não foi surpresa, até porque com a posse do novo governador é natural que ele promova mudanças, e elas começaram a acontecer há algum tempo. Fui, inclusive, avisado no começo do mês passado (abril), que não ficaria mais no presídio daqui", revelou com tranquilidade.

imagePara se ter uma ideia da dimensão do trabalho de Alan Neves à frente do presídio em Cataguases, quando ele assumiu o cargo haviam 243 detentos, e há três meses este número se mantém em 197. A redução se deve ao trabalho que buscou identificar quais tinham direito à progressão de pena e outros benefícios legais. Neste sentido, suas ações sempre receberam apoio integral do poder judiciário atráves da juíza da Vara Criminal, conta. Paralelamente, informa Alan, o presidio saltou "de 67 para 100 funcionários e ganhamos uma viatura ambulância" (foto ao lado), relata. Sua gestão também será lembrada pela construção de uma sala para os advogados no presídio e a criação de uma cela especial para menores de idade. 

imageAlém disso, Alan Neves implementou uma parceria com a Escola Estadual Marieta Soares Teixeira (Polivalente) para ministrar aulas aos detentos. Graças a isso, um dos presos daquela unidade concluiu o ensino médio e este ano foi aprovado no vestibular para Engenharia de Produção, nas Faculdades Integradas de Cataguases. Ainda no setor educacional criou junto com os professores um projeto literário que culminou na publicação, em 2013, do livro "Poetas da Liberdade" (foto ao lado), com poemas escritos pelos detentos. O mesmo projeto, foi revigorado em 2014 e agora ganha uma segunda edição, com 2 mil exemplares para ser distribuído nas escolas da Zona da Mata. A mais recente conquista de Alan, porém, ainda não está concretizada. Ele conseguiu junto à direção da empresa Cataguases de Papel uma parceria que vai dar trabalho para quinze detentos. "Só falta assinar os documentos, o que será feito pelo meu sucessor nos próximos dias", completou com um sorriso no rosto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: presídio, Alan Neves, Serafim, exoneração, cadeia





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: