Em 02/05/2015 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Número de trotes para o 190 em Cataguases chega a 50% das ligações, estima PM

A Polícia Militar estima que a maioria dos trotes são originados por crianças e adolescentes

A Polícia Militar estima que a maioria dos trotes são originados por crianças e adolescentes

Download
Primeira opção para quem pretende comunicar um crime ou informar uma situação atípica na vizinhança, o serviço de emergência 190 da Polícia Militar (PM) de Cataguases convive com trotes. Segundo a corporação, metade das ligações efetuadas para aquele número é trote. Muitas dessas ligações, inclusive, informam a ocorrência de fatos que nunca aconteceram o que muitas vezes obriga a PM a deslocar uma viatura e policiais até o local em vão. Um desperdício de tempo, dinheiro público e do trabalho policial que poderia estar atuando de forma efetiva no trabalho preventivo de segurança pública, conforme informa o tenente Marcelo Lacerda, comandante do policiamento em Cataguases.

A PM não tem um cálculo do prejuízo gerado pelas ligações falsas. "Em valor em reais, não temos como saber. Mas a grande prejudicada é a população que, ao necessitar do envio rápido de uma viatura para uma ocorrência de emergência, poderá ver o carro seguir para o atendimento de um trote", diz o tenente. Segundo o policial, a pessoa que comete esse tipo de delito pode ser processada por comunicação falsa de crime, contravenção que pode render de um a seis meses de detenção ou multa. 

O tenente lembra que o número 190 é "um serviço de emergência da Polícia e deve ser usado somente nestes casos", disse exemplificando em seguida estas situações. "Quando alguém está em situação de risco, ou foi vítima da ação de marginais, bem como para informar ação desses marginais que esteja ocorrendo no momento ou imediatamente anterior ao contato telefônico", explicou o militar. "Para qualquer outro tipo de necessidade de falar com a Polícia Militar, completou Tenente Lacerda, inclusive para fazer denúncias anônimas, orientamos a população a usar o número 181", completou.

Para que não fique dúvidas, o militar também elenca os casos em que não se deve ligar para o 190: "Para pedir informações diversas ao serviço Policial Militar; para obter informações jurídicas; para obter referências de endereços e linhas de ônibus; para solicitar transferência para outros ramais; para simplesmente "desabafar" com alguém", orientou Lacerda pedindo que o cidadão, antes de ligar para a Polícia esteja consciente desta necessidade. "Portanto seja consciente, só chame 190 caso esteja realmente necessitando da Polícia Militar e seja breve, pois outra pessoa pode estar em risco real e precisando de atendimento o mais rápido possível", finalizou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: trote, Polícia, telefone, ligação, infração





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: