Em 24/04/2015 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

CDL promove palestra sobre franquia, setor que mais cresce entre empreendedores

Bruno Rodrigues, consultor do Sebrae-MG, falou sobre franquia para empresários e acadêmicos

Bruno Rodrigues, consultor do Sebrae-MG, falou sobre franquia para empresários e acadêmicos

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A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cataguases realizou na noite desta quinta-feira, 23 de abril, uma palestra cujo tema foi "Entendendo sobre franquia para começar bem", apresentada pelo consultor do Sebrae-MG, Bruno Rodrigues, especialista no assunto. O evento aconteceu no anfiteatro do Colegio Cataguases, e contou com um público bastante diferenciado, inclusive de acadêmicos de vários cursos, além de eventuais empreendedores e pessoas interessadas em conhecer melhor o assunto.

imageAntes do tema principal, o presidente da CDL, Humberto Lanziéri (foto ao lado), fez um breve pronunciamento onde falou sobre a entidade que preside, seus projetos e sua função no meio comercial. Ele destacou ainda os convênios que a instituição vem realizando "para facilitar a vida do comerciante" e anunciou o mais novo deles: plano de saúde Unimed pelo sistema de co-participação. Humberto salientou ainda que a promoção de palestras como a que foi apresentada em seguida tem como objetivo "oferecer aos associados da CDL informações mais atualizadas sobre as várias formas de empreender".

Bruno Rodrigues, em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, disse que o objetivo de sua palestra é "passar o conceito, fazer um trabalho de conscientização de levar a informação sobre como funciona, quais são os cuidados que você tem que ter na hora de comprar um negócio porque, às vezes, a pessoa quer grandes marcas, os grandes franqueadores e é preciso tomar um certo cuidado porque é um negócio como outro qualquer: pode dar certo e pode dar errado", explicou, lembrando que um dos pontos primordias na hora de escolher uma franquia é ler muito bem o contrato que será assinado. "A franquia não tem nenhuma garantia de lucro, de resultado com a pessoa. O negócio é do empresário que investiu. E quem dita as regras de apoio, de relacionamento, entre outros é o contrato da franquia. Então é procurar ler muito bem o contrato e a circular de oferta que vem junto com ela para evitar que depois você tenha algum susto ou outras coisas inesperadas", aconselhou.

imageUm detalhe que o empreendedor que esteja querendo adquirir uma franquia deve se ater é o modismo. Para Bruno esta situação não é a principal na hora de definir o tipo de negócio, mas merece ser analisada com cautela. Ele ensina que "os modismos acontecem nas franquias e também nos negócios comuns, então se a franquia é modismo ou não, é apenas uma franquia que deve ser analisada como tal antes de fechar o negócio", aconselha o consultor. 

Ele também revelou que o setor "tem crescido muito no Brasil. Até mais do que o segmento de empresas não franqueadas. É um bom sinal este crescimento porque é um negócio que tem uma estrutura mais pronta, já tem marca consolidada e divulgação mais forte e isso ajuda o empresário a ter o primeiro passo mais certo. Só que não é tudo. Depende ainda do trabalho do empresário, da gestão financeira dele, da gestão de vendas, do esforço, da dedicação, assim como se a franquia que você está comprando se adequa à sua cidade. Porque uma coisa é funcionar nos grandes centros e outra é no interior", orienta Bruno, concluindo que o investimento deve ser feito sempre após um "bom planejamento, cautela e estudo, e tem se mostrado valioso nos últimos anos".

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Tags: franquia, palestra, lojista, comerciante, empresário





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