Em 22/04/2015 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Ecoponto em Cataguases começa a receber pneus inservíveis

Os pneus devem ser encaminhados ao Ecoponto limpos e secos

Os pneus devem ser encaminhados ao Ecoponto limpos e secos

Download
A partir de hoje, quarta-feira, 22 de abril, a Prefeitura de Cataguases, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, vai manter aberto à população o seu Ecoponto para descarte de pneus usados, localizado na Vila Minalda, na Rua Dedé Peixoto Ramos, 10, próximo ao "posto do Meca". 

O depósito instalado há um ano, que até então recebia apenas os pneus separados no aterro sanitário e os recolhidos pelos agentes de Controle de Endemias, começa a funcionar como mais um ponto de coleta da Reciclanip, uma associação formada pelos maiores fabricantes de pneus do país e que possui convênio em diversos municípios, visando a destinação adequada desses materiais que não servem para nenhum processo de reforma ou uso por veículos automotores. 

O Ecoponto possui dois galpões, cada um com capacidade para armazenar cerca de 3.500 pneus. Pelo convênio com o município, a Prefeitura ficará responsável apenas pela armazenagem, mas a Reciclanip se compromete a fazer a coleta periódica a cada dois mil pneus acumulados.

Autor do projeto que evoluiu para este convênio do município com a Reciclanip, o engenheiro sanitarista e ambiental da Prefeitura, Guilherme Duarte Machado, lembra que, além da questão ambiental, retirar os pneus do meio ambiente é questão de saúde pública: "O objetivo também é prevenir que esses materiais não sejam descartados em vias públicas ou em lugares inadequados que possam ocasionar acúmulo de água e, com isso, até oferecer risco de doença à população, com o proliferação do mosquito da dengue. 

imageOs pneus devem ser encaminhados ao Ecoponto limpos e secos. Embora armazenados em galpões fechados, o Ecoponto é periodicamente monitorado por agentes do Centro de Controle de Endemias. Para Guilherme, a expectativa agora é de que lojas de pneus, borracharias e usuários em geral de veículos entendam a importância desse esforço da Prefeitura e colaborem com o projeto.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José de Alencar Pinto Farage, também ressalta que este material não pode ser descartado de qualquer maneira, principalmente em locais públicos e lixeiras. Para ele, essa é também uma forma de conscientizar as pessoas a cuidarem do meio ambiente. 

O secretário disse ainda que "de acordo com o princípio do poluidor pagador, ou seja, quem polui deve pagar, e conforme a legislação em vigor, o compromisso de recolher esse tipo de material é das empresas fabricantes, como forma de compensação. No entanto, o poder público também deve permanecer engajado em reduzir o impacto que estes pneus provocam em nosso ecossistema", finalizou. (Fotos: Reprodução Jornal Cataguases)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Jornal Cataguases

Tags: pneu, meio ambiente, ecoponto, reciclagem





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: