Em 19/04/2015 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Coleta seletiva de residuos sólidos ganha mais atenção da Prefeitura de Cataguases

Separação dos resíduos sólidos é feita com muito critério pelos participantes da associação (foto ilustrativa)

Separação dos resíduos sólidos é feita com muito critério pelos participantes da associação (foto ilustrativa)

Download
Reconhecida como ação de prevenção ambiental e fonte geradora de renda, a coleta seletiva de resíduos, em Cataguases, ganha atenção cada vez mais cuidadosa do poder público e de empresas privadas, com crescente apoio da população. Conforme revela o titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José de Alencar Pinto Farage, atividades de estímulo a essa prática vêm sendo realizadas no município especialmente desde o início do ano passado e muitas discussões, bem como parcerias, já foram firmadas com instituições interessadas no assunto.

O secretário cita, por exemplo, a recente visita que Cataguases recebeu de técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), os quais avaliaram o trabalho realizado no município pelas associações de catadores de recicláveis, com intuito de incluir essas entidades em programas federais que possam destinar recursos para investimentos em suas estruturas e equipamentos. José de Alencar também reiterou a relevância das campanhas de conscientização realizadas junto a estudantes, objetivando mostrá-los a necessidade de dar a destinação correta aos resíduos, sobretudo aos que podem ser reciclados.

Nos dias 8 e 15 de abril, ação nesse sentido foi promovida para os alunos da Escola Técnica de Formação Gerencial (Sebrae), que assistiram a palestras ministradas pelos biólogos Élcio Amaral Ferreira, do Núcleo de Controle de Endemias, e Jamaica Vilela, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Além de "coleta seletiva", na oportunidade, também foi abordado assunto referente a "doenças vinculadas ao lixo, especialmente a dengue". 

Para o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, é através de trabalhos como esses, conduzidos diretamente por pessoas ligadas às áreas de saúde e meio ambiente, que se pode despertar nas pessoas a necessidade de ações conjuntas para minimizar os impactos ambientais produzidos por ações cotidianas. "Queremos estender estas palestras não apenas aos estabelecimentos de ensino, como também às empresas e a outros órgãos de serviço público", enfatiza José de Alencar. 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Fonte: Com informações do Jornal "Cataguases"

Tags: coleta, seletiva, lixo, resíduos, sólidos, prefeitura





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: