Em 09/04/2015 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Reunião do Compé contempla três municípios da região com recursos

A primeira reunião do Compé teve palestra, discussão sobre a crise hídrica e repasse de recursos

A primeira reunião do Compé teve palestra, discussão sobre a crise hídrica e repasse de recursos

Download
Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Pomba e Muriaé ­ COMPÉ - realizaram nesta quarta-feira, 8 de abril, a 1ª Reunião Ordinária de 2015, que aconteceu no Grande Hotel Muriahé, no Centro da cidade. No evento também foi detalhada a deliberação normativa que trata sobre a destinação dos recursos de cobrança pelo uso da água – exercício 2015 – para ações emergenciais no período de estiagem.

Dentre 184 municípios que fazem parte do CEIVAP, sendo 87 deles em Minas Gerais, apenas três cidades mineiras foram contempladas com o PSA Hídrico - Programa de Pagamento por Serviços Ambientais - Rio Pomba, Muriaé e São Sebastião da Vargem Alegre. A Prefeitura de Muriaé, Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a ACAMAD, viabilizou junto à Agência de Bacia do Paraíba do Sul – AGEVAP, recursos no valor de 560 mil reais para contribuir com a preservação de nascentes e córregos.

Um dos palestrantes foi Danilo Vieira Junior, ex­secretário adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e ex­presidente do Ceivap. Ele abordou os "Aspectos Relevantes da Crise Hídrica – Desafios e Oportunidades". Ainda foram entregues os Planos Municipais de Saneamento de 20 municípios da Zona da Mata, dentre eles, Muriaé, além da "Metodologia e dos Critérios para o Prognóstico: Cenário para os Recursos Hídricos".

Sobre o COMPÉ
O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Pomba e Muriaé foi criado em 2006 pelo Decreto nº 44.290 de 03/05/2006 e possui 32 conselheiros, dentre titulares e suplentes e tem como finalidade, a promoção no âmbito da gestão de recursos hídricos, a viabilização técnica e econômico-financeira de programas de investimento e consolidação de políticas de estruturação urbana e regional, visando o desenvolvimento sustentável da referida Bacia. O COMPE está situado hoje, na Avenida Melo Viana, 141, bairro Granjaria em Cataguases. (Fotos: Rádio Muriaé)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Tribuna de Muriaé e Rádio Muriaé

Tags: Compé, hidrográfica, bacia, rio, pomba, muriaé





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: