Em 01/02/2015 às 13h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Fiscais da Prefeitura de Ubá começam atuar contra o desperdício de água na cidade

Vadinho fala com o pessoal da fiscalização sobre a nova atribuição que lhes foi confiada

Vadinho fala com o pessoal da fiscalização sobre a nova atribuição que lhes foi confiada

Download
Em reunião realizada na Prefeitura de Ubá no dia 26 de Janeiro, o Prefeito Vadinho Baião orientou a equipe de fiscalização do município para atuar junto à população ubaense nesse momento crítico em que está em vigência o Decreto Municipal Nº 5651 que estabelece Situação de Emergência no Município de Ubá em razão da estiagem que assola a região gerando a falta de abastecimento de água potável pela concessionária COPASA. 

O artigo 6º do decreto estabelece que durante o período de vigência da "Situação de Emergência" proíbe as lavações de calçadas, frente de imóveis ou vias públicas com água tratada mediante uso de mangueiras ou similares, e também as lavações de veículos, máquinas e similares com água tratada mediante uso de mangueiras e similares, a utilização de água tratada para lavagem de quintais, áreas externas às residências mediante uso de mangueiras ou similares, o abastecimento de piscinas e similares com água tratada além de outras situações que não se adéqüem ao uso racional da água para consumo humano que possam caracterizar desperdício. 

Falando para a equipe de fiscalização, o Prefeito Vadinho afirmou: "como é do conhecimento de todos, os casos de abastecimento de água são de responsabilidade da COPASA, mas as pessoas cobram: 'Prefeito, você não vai arrumar água?' Esse não é um momento de radicalizarmos ações contra a COPASA porque nos muitos locais onde a população não tem água, a Prefeitura e a COPASA têm que estar unidas. Esse decreto que nós assinamos vai nos ajudar em dois caminhos. Vai ajudar à COPASA, que numa situação de emergência facilita o trâmite para a contratação de caminhões pipa e as perfurações de poços artesianos dispensando as licitações por causa da situação de emergência que levou ao decreto. O outro ponto que eu acho muito importante, se nós não temos claramente no nosso código de postura, terá um efeito pedagógico sobre as pessoas que estavam lavando carro na rua enquanto o vizinho reclama. Agora nós temos um instrumento a mais que é um Decreto, que está proibindo isto", disse.

Vadinho continuou: "A  maior fiscalização será exercida pela própria população, que vai fazer uma pressão muito grande contra aquelas pessoas que são minoria, que desobedecem, descumprem ou desconhecem a situação de emergência e não têm o comportamento de solidariedade. A minoria que não respeitar o decreto deverá ficar menor ainda e eu espero que tenhamos poucos casos isolados em que a gente vai ter que chegar lá e agir. Vocês que têm a experiência de fiscalização maior que a minha, sabem como chegar, sabem como vão ser recebidos e que atitude tomar. Se tiver que mostrar a força, mostrar que nós estamos agindo, vamos ter que fazer isto. Eu espero que isto não aconteça, e espero não utilizar a estrutura que temos", completou.

Além do Prefeito, participaram da reunião a equipe de fiscalização da Prefeitura, os secretário Pedro Raimundo (Finanças) Clécio Giorni (Governo) Filipe Tamiozzo (Ambiente) o Presidente da Câmara, Vereador Samuel Gazolla e o Coordenador da Defesa Civil, Aldeir Ferraz. O Secretário Pedro Raimundo encerrou a reunião agradecendo a presença de todos afirmando que: "estou convicto do melhor empenho da nossa Fiscalização para este momento crítico que estamos passando."
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ubá

Tags: água, Ubá, prefeitura, racionamento, Copasa





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: