Em 21/01/2015 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Anac aprova e a partir de março Gol terá voos no Aeroporto Regional da Zona da Mata

O aeroporto funciona desde 2011 e é o primeiro a atuar dentro do sistema de Parceria Público-Privada

O aeroporto funciona desde 2011 e é o primeiro a atuar dentro do sistema de Parceria Público-Privada

Download
O Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco, entre Rio Novo e Goianá, na Zona da Mata, será ponto de partida e de chegada de dois voos da Gol Linhas Aéreas a partir de 23 de março de 2015. Contrato neste sentido já está assinado conforme informou o assessor de Comunicação daquele aeroporto, Marcelo J. Silva. 

Os dois horários ligam a região ao Aeroporto de Confins, próximo a Belo Horizonte. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o pedido mais recente apresentado pela empresa deu entrada na terça-feira, 13 de janeiro, foi aprovado pela área técnica na quarta (14) e publicado na página da agência na quinta (15). A assessoria Gol confirmou a aprovação e disse que a empresa deve divulgar detalhes sobre o serviço até a próxima semana.

Os voos aprovados são os de números 2013, saindo do Aeroporto Regional da Zona da Mata (ARZM), com partidas previstas de segunda-feira a sábado, às 6h45 com chegada prevista para 7h43 no Aeroporto Internacional Tancredo Neves/Confins. Já o voo 2102 é o ponto final de uma viagem que começa em Congonhas, São Paulo, às 20h35, com escala em Confins e chegada ao Aeroporto Regional às 23h43. Estes horários estarão disponíveis entre domingo e sexta. Os dois horários serão operados em Boeing 737, que terá 138 assentos disponíveis.

Atualmente, o terminal recebe dois voos diários para Campinas, da empresa Azul Linhas Aéreas, exceto aos sábados, em que há apenas um horário, de onde é possível realizar conexões para todas as regiões do país. Desde 22 de dezembro, a companhia deixou de operar uma linha para o Aeroporto Regional por causa da readequação de voos diante da demanda para o verão. No início de dezembro, a Gol Linhas Aéreas anunciou que gostaria de operar no terminal, oferecendo seis voos semanais.

O aeroporto da Zona da Mata entrou em operação comercial em agosto de 2011 para voos diurnos e, em outubro do mesmo ano, para voos noturnos. Desde o final do ano, o terminal se tornou o primeiro aeroporto de Minas Gerais a ser administrado em modelo de Parceria Público-Privada (PPP), após a licitação que declarou como vencedor o Consórcio Aeroporto Zona da Mata, formado pelas empresas Socicam e Universal Armazéns Gerais e Alfandegados. 

O consórcio vencedor apresentou a melhor proposta econômica, oferecendo desconto de 32% no valor da contraprestação anual do Estado, que terá valor aproximado de R$ 4,4 milhões por ano, durante a vigência do contrato. O prazo da concessão será de 30 anos, prorrogável por mais cinco.

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) destacou que o aeroporto conta com a segunda maior pista para pouso de Minas Gerais com 2.530 metros, menor apenas que o Aeroporto Internacional Tancredo Neves/Confins. O terminal também é alfandegado e pode executar todo o desembaraço de mercadorias que chegam do exterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: G1 e assessoria de comunicação do Aeroporto Regional da Zona da Mata

Tags: voos, aeroporto, Goianá, Rio Novo, áerea





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: