Em 12/01/2015 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Procon em Cataguases registra mais de 4 mil atendimentos em 2014

Órgão divulga lista das empresas mais reclamadas, resolve mais de 90% dos casos e aplicou multas superiores a R$130 mil

O Procon de Cataguases divulgou o balanço de suas atividades referente ao ano de 2014

O Procon de Cataguases divulgou o balanço de suas atividades referente ao ano de 2014

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O Procurador do Procon em Cataguases, advogado Rafael Vilela Andrade divulgou, em entrevista ao Site do Marcelo Lopes, o balanço das atividades daquele órgão em 2014. Apesar dos números apresentados serem significativos, ele analisa a situação como "positiva" porque, de acordo com sua avaliação, "o trabalho de conscientização que fazemos junto aos fornecedores não apresenta resultado imediato porque é preciso uma mudança de hábitos e de um novo entendimento na relação fornecedor-cliente", explica.

Durante todo o último ano o Procon de Cataguases registrou 4.072 atendimentos. Destes, 335 não foram resolvidos imediatamente, obrigando o órgão a realizar uma audiência de conciliação. "Com base nestes dois números que acabei de citar dá pra gente concluir que nós aqui no Procon conseguimos resolver 91,78% dos casos logo quando chegam até nós, sem qualquer burocracia", destaca Rafael. Sobre as conciliações, ele revela que a maioria é resolvida, "com ambas as partes deixando o Procon satisfeitas", acrescentou.

Um fato que chama a atenção são os registros realizados pelo órgão mas que não são de sua competência. "Nós fizemos cerca de 650 atendimentos alheios à nossa função sendo os mais comuns sobre direitos trabalhistas, locações em geral e outras dúvidas cotidianas. Em todos os casos, fazemos a primeira orientação e pedimos ao cidadão para procurar o setor responsável que irá ajudá-lo a resolver o seu problema", conta o Procurador do Procon.

imageRafael revelou também as cinco empresas mais reclamadas no Procon-Cataguases que são a TELEMAR (com 17,76%), CLARO (com 7,98% das reclamações), VIVO (6,33%), Magazine Luíza (3,83%) e Via Varejo (3,63%). Rafael informa ainda que em 2014 houve uma diminuição no número de reclamações referentes a Bancos. "Mas mesmo assim este setor ainda está no top 10 das mais reclamadas", afirma.

Por fim, o Procurador do Procon diz não ter fechado o balano referente ao Natal do ano passado "porque ainda não deu prazo para estas reclamações chegarem até aqui", justificou. Ele, porém, acredita que este ano elas serão menores do que ano passado em virtudedo trabalho educativo que vem sendo realizado junto aos lojistas, esclarecendo dúvidas e mostrando como aplicar os direitos dos consumidores em cada ocasião, completou Rafael.

Para finalizar ele revelou que em 2014 o Procon Cataguases aplicou R$130.430,09 em multas aos maus fornecedores. "São multados os fornecedores que, mesmo depois da abertura de reclamação aqui no Procon e depois da realização da audiência de conciliação, não resolvem o problema do consumidor e continuam desrespeitando o Código de Defesa do Consumidor", explicou Rafael. O Procon funciona na Rua Joaquim Peixoto Ramos, 173, Centro. Está aberto para atendimento das 9 às 16h:30min.
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Tags: Procon, procurador, consumidor, defesa, direito, Rafael





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