Em 04/01/2015 às 19h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Prefeito de Cataguases diz que quer fazer o melhor carnaval da Zona da Mata

Cesinha lembrou, durante a entrevista, que a cidade está livre dos cavalos soltos pelas ruas

Cesinha lembrou, durante a entrevista, que a cidade está livre dos cavalos soltos pelas ruas

Download
O prefeito de Cataguases Cesinha Samor, antes de terminar a entrevista exclusiva com a reportagem do Site do Marcelo Lopes, no dia 30 de dezembro, também falou sobre Saúde, Educação, Esporte, Turismo e Cultura, além de outras conquistas que seu governo realizou nestes dois primeiros anos de mandato e pretende agora expandir.  Ainda aproveitou para responder algumas críticas que vem recebendo desde que assumiu o cargo.

Em seu gabinete, o chefe do Executivo destacou que Cataguases conseguiu o primeiro lugar de Minas Gerais na pontuação do ICMS turístico e do esportivo. Em seguida, ele também ressaltou a celeuma que teve fim recentemente, quando o conjunto de semáforos próximo ao calçadão e à Caixa Econômica Federal voltou a funcionar, graças a parcerias da Energisa e da ANEEL, conforme afirmou. 
 
Cesinha ainda frisou que os cavalos soltos nas ruas de Cataguases não existem mais, porque sempre que um desses animais aparece nos logradouros públicos é imediatamente recolhido por profissionais da Prefeitura Municipal. Sobre as criticas que recebeu por decidir acabar com as turmas da Rede Municipal vinculadas à Escola Estadual Clóvis Salgado, o prefeito disse que "todo acerto tem problemas" e que "não está se fazendo nada fora do normal".

Segundo o chefe do Executivo, "está liquidado o assunto" referente às turmas vinculadas à Escola Estadual Professor Clóvis Salgado. Elas serão transferidas para a Escola Municipal Turminha da Mônica, no bairro Pouso Alegre e, conforme revelou o prefeito, "a maioria das matrículas já foram feitas". 

Cesinha disse que o mesmo procedimento também já foi realizado em outras três escolas e, para esclarecer uma informação distorcida, sobre o fechamento de escolas municipais, o prefeito destacou que isso não ocorreu. "Quem fechou escola não fui eu, foram outros que fecharam", disse o prefeito, sem revelar nomes.

Ao se pronunciar sobre a Saúde, Cesinha mais uma vez criticou o governo estadual, destacando que, desde outubro de 2014, ele não cumpre a obrigação firmada com o Hospital de Cataguases. "Na Saúde, houve um acordo com o governo do Estado, junto à Prefeitura e o Hospital de Cataguases, de que seriam aportados seis milhões de reais no Hospital. Até hoje não chegou um centavo. Disseram que iam aportar 200 mil reais por mês, eu 250 mil e o governo federal os procedimentos numa base de 130, 150 mil reais. O governo federal manda, o da cidade manda, e o estadual está atrasado outubro, novembro e dezembro", frisou o chefe do Executivo.

Quando questionado sobre a falta de médico nos postos de saúde, Cesinha disse que "não é culpa do prefeito" e reiterou que seu governo, inclusive, trouxe profissionais para o município, através do programa federal Mais Médicos. O chefe do Executivo sublinhou que o concurso público prevê vagas para médicos, mas lembrou que, em muitas especialidades, não houve inscritos para o certame.

Um dos motivos, segundo constatou Cesinha, é o baixo salário previsto no Edital. "Mil e trezentos reais é o que nós pagamos, infelizmente. Sabemos que é pouco, precisamos aumentar, mas precisamos também que os médicos trabalhem", disse o prefeito, aproveitando para reiterar que a Promotoria de Justiça está exigindo o cumprimento de 8 horas diárias dos médicos que já são servidores públicos do município, o que "está causando uma celeuma muito grande", ressaltou. "Médico nenhum quer ficar para ganhar seis mil (...) então nós estamos vendo o que é que agente pode, vamos sentar, vamos conversar", completou o chefe do Executivo.

Outro assunto que Cesinha falou foi sobre o Carnaval 2015. "Vamos, na semana que vem, mandar o projeto para a Câmara. Eu espero que o carnaval cataguasense 2015 seja igual ou melhor do que os dois últimos. Na verdade, o carnaval em Cataguases voltou a funcionar a partir do meu primeiro ano de governo. Eu fiz um Carnaval muito bom, fiz o segundo e espero fazer o terceiro. Primeiro para não deixar o pessoal sair de Cataguases, segundo para trazer o pessoal para a cidade, para que venha gastar aqui", explicou o prefeito.

Segundo ele, a ideia é futuramente transformar o carnaval de Cataguases no melhor da Zona da Mata. O prefeito confirmou o que este Site já havia divulgado de que vai repassar R$ 25 mil a cada escola de samba e R$ 1.700,00 para cada bloco caricato. Além disso, Cesinha já adiantou que a folia será comandada por bandas, durante quatro noites e duas matinês.

No fim da entrevista, como outra importante conquista em 2014, Cesinha sublinhou a instalação do IFET (Instituto Federal de Educação Tecnológica) em Cataguases e ressaltou o investimento na construção de fossas sépticas em 78 residências do distrito da Glória. "Vamos evitar de poluir a cachoeira que é frequentada por muita gente", ressaltou Cesinha, falando também sobre o sucesso que fez, mais uma vez, o Natal Iluminado, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cataguases (CDL). 

Cesinha enfatizou que também realizou pequenas intervenções que geraram grandes resultados, como o asfaltamento de um pequeno trecho de logradouro que liga o Bairro Bandeirantes ao Morada da Serra. Para finalizar, agradeceu a todos que fizeram ou fazem parcerias com a Prefeitura de Cataguases, em benefício do município. "Nós queremos continuar com várias parcerias. Fazemos um apelo às instituições e empresários de Cataguases para que, em 2015, nos ajude através da Lei Rouanet", completou o prefeito, concluindo que, se tudo der certo como planejado, no fim de 2015, será possível perceber que as obras estão sendo realizadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: carnaval, cavalo, educação, prefeitura





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: