Em 04/01/2015 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Autoridades de Saúde temem nova epidemia de dengue devido ao forte calor

Alencar Norte, responsável pela equipe de combate à Dengue

Alencar Norte, responsável pela equipe de combate à Dengue

Download
Com as altas temperaturas registradas no verão, o clima se torna propício às chuvas que, por sua vez, favorecem a proliferação do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Em Minas Gerais, conforme números da Secretaria de Estado de Saúde, no ano de 2014, foram registrados 47.878 casos confirmados dessa doença e, na cidade de Cataguases, no mesmo período, foram notificadas 116 suspeitas de dengue, das quais 54 já estão confirmadas, de acordo com dados atuais da Secretaria Municipal de Saúde.

Os números do ano passado são aparentemente pequenos, se comparados aos de 2013, quando foram constatados 368.387 casos no estado e 1.381 no município. Contudo, técnicos do Núcleo de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Cataguases já alertaram que as notificações em 2014 foram relevantes, especialmente se for levado em consideração que houve uma situação atípica, impulsionada pelo pouco volume de chuvas.

Agora, com a expectativa do período das águas até maio, há risco iminente de uma nova epidemia de dengue em Cataguases, conforme já revelaram os técnicos, lembrando que outros fatores contribuem para que isso possa ocorrer, como, por exemplo, a introdução do sorotipo 4 da dengue no município, que aconteceu em 2013. Esse sorotipo da doença provavelmente continua circulando em Cataguases e, como é novo na região, encontra a maior parte da população vulnerável.

 "É preciso que todos se mobilizem no combate ao aedes aegypti", ressaltam as autoridades em Saúde, lembrando que, além da dengue, esse mosquito também pode transmitir a febre chikungunya, doença que foi recentemente introduzida no Brasil, mas já registrou 7 casos confirmados em Minas Gerais. Para acabar com o aedes aegypti, cada pessoa deve estar atenta e não deixar água parada em locais que possam servir de criadouro ao mosquito.  Veja, a seguir, as dicas do Ministério da Saúde nesse sentido:

image

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: dengue, chikungunya, saúde, epidemia





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: