Em 26/12/2014 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Projeto Girarte viabiliza grande diálogo entre comunidade, escola, arte e educação

Projeto Girarte percorreu diversas cidades em 2014

Projeto Girarte percorreu diversas cidades em 2014

Download
Em julho deste ano o Projeto Girarte começou sua caminhada com a proposta de espalhar arte em toda parte. O projeto patrocinado pela Energisa, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, visitou em apenas seis meses mais de 20 escolas, atendendo várias cidades e distritos como Cataguases, Visconde do Rio Branco, Além Paraíba, Leopoldina, Muriaé, Manhuaçu, Conselheiro Paulino (distrito de Nova Friburgo), Sereno (distrito de Cataguases), Bom Jesus da Cachoeira (Distrito de Muriaé) e Nova Friburgo.

Entre as ações estavam a realização de palestras a respeito da importância da arte dentro do ambiente escolar (tendo como público alvo os professores das escolas), apresentações cênicas profissionais e oficinas de teatro e dança, que são concluídas com a criação de um trabalho cênico onde os "artistas" são os alunos das escolas envolvidas, que em parceria com o "Projeto Nossa Energia" da Energisa realizam um grande espetáculo a céu aberto, oportunizando para toda população uma maneira diferenciada de enxergar o espaço urbano. 

"Em cada cidade que chegamos sempre somos recebidos com muita alegria e entusiasmo, é muito gratificante ver o sorriso das crianças, a emoção dos diretores ao agradecer a visita do projeto, os pais orgulhosos de verem seus filhos em cena e ver que muitas crianças que estão em locais de difícil acesso estão tendo suas primeiras experiências artísticas viabilizadas pelo projeto, isso faz do nosso trabalho um grande privilégio" diz o coordenador Marcus Diego. 

Além de seu formato itinerante que contribui paraa democratização cultural, outro aspecto muito importante do projeto é o de trabalhar prioritariamente com artistas oriundos de outros projetos sociais, servindo de fonte de trabalho e renda para muitos artistas, além de oportunizar para os mesmos crescimento artístico e reciclagem profissional através de workshops de capacitação, como os que aconteceram no mês de novembro de "Corpo em relação com o espaço" ministrado pelo professor, bailarino e artista Vanilton Lakka e de "Dança Contemporânea" ministrado pelo professor, artista, bailarino e coreógrafo Mário Nascimento. 

Segundo o coordenador do projeto os workshops servem para qualificar cada vez mais o Grupo de Pesquisa Girarte, garantindo para a população atendida pelo projeto trabalhos artísticos de qualidade cada vez melhor. Atualmente o projeto conta com uma equipe de 10 artistas pesquisadores que são responsáveis por realizar todas as atividades do Projeto Girarte, são eles Diego Henriques, Carlos Gonçalves, Deliana Domingues, David Peixoto, Marcus Diego, Miriam Gaspar, Maycon Vilela, Rogério Mendonça, Priscila Sandes e Rayane Rodrigues. O projeto vai fechando 2014 já com o objetivo de atender mais 10 cidades até abril de 2015. (Foto: Arquivo Projeto Girarte)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Jornal Cataguases

Tags: Girarte, dança, música cidades, projeto





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: