Em 25/12/2014 às 13h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Sexta-feira, 26, é o "dia da troca" e comércio prepara promoções

Comércio reabre nesta sexta-feira de olho no cliente que fará trocas de produtos

Comércio reabre nesta sexta-feira de olho no cliente que fará trocas de produtos

Download
Os três dias que antecederam ao Natal foram de movimentação intensa no comércio de Cataguases. Apesar dos números finais sobre o desempenho das vendas ainda não terem sido divulgados pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista da cidade, José Porfiro do Carmo, é de se prever que o anunciado crescimento da ordem de 5% deve ter se confirmado. Um dos fatores que contribuiram para alcançar esta meta num momento de crise na economia está no flexível e inovador horário de funcionamento do comércio cataguasense. A abertura das lojas, às 14 horas de domingo, foi festejada por diversos consumidores que aproveitaram a tarde tranquila para ir às compras e puderam, assim, escolher com calma os presentes de natal.

Mas dar presentes significa, também, corrida às lojas no dia 26 de dezembro para fazer a troca. Afinal, aquela roupa um número acima ou abaixo cai melhor na pessoa, assim como o número do sapato que não era aquele que você jurava ser. Sem contar que gosto pessoal, como a própria palavra diz, é exclusivo da pessoa, portanto, quem dá o presente corre o risco de não agradar o presenteado. Para esse, digamos, pequeno contratempo nesta época do natal, amanhã, sexta-feira, pode ser considerado o "Dia Mundial da Troca". E para quem pensa que os lojistas não gostam desta palavra, engana-se. Hoje, os comerciantes já perceberam que este momento pode ser uma "esticadinha" das vendas de Natal e devem abrir as lojas com boas ofertas atraindo o consumidor para comprar aquilo que "esqueceu" ou não teve tempo de fazer. A troca de mercadoria é, portanto, um motivo a mais para o cliente ir até à loja.

Mas há regrinhas que o consumidor deve observar na hora de trocar o presente. Segundo informações do Procon/Cataguases, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece a troca obrigatória apenas quando há defeitos de fabricação nos produtos. No caso em que se quer trocar por outro modelo ou tamanho, por exemplo, a realização é opcional e, por isso, cada lugar cria suas próprias regras. Em Cataguases a reportagem do Site do Marcelo Lopes constatou que praticamente todas as lojas farão troca de produtos que estavam em promoção no dia 24 de dezembro. Detalhe: elas deverão acontecer somente nesta sexta-feira, sempre, claro, apresentando junto com a mercadoria a ser trocada, o cupom da compra emitido pelo cartão de crédito ou nota fiscal. Outra dica importantíssima: se for trocar uma peça de vestuário, ela deve ser entregue na loja com a etiqueta. Sem ela o cliente não terá sucesso. E não adianta reclamar ao Procon.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Marcelo Lopes

Tags: compras, troca, natal, comércio, vendas





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: