Em 21/12/2014 às 09h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Após ser prorrogada, campanha de vacinação contra Polio e Sarampo, alcançam meta

Cataguases conseguiu alcançar a meta de vacinação determinada pelo Ministério da Saúde

Cataguases conseguiu alcançar a meta de vacinação determinada pelo Ministério da Saúde

Download
Ao fim da campanha no último dia 12, a vacinação contra poliomielite (paralisia infantil) e sarampo em Cataguases ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, mas, para quem ainda não garantiu a proteção contra essas doenças, as imunizações continuarão disponíveis na Policlínica Municipal e nos postos de saúde com sala de vacinação, localizados nos bairros Bandeirantes, Paraíso, Leonardo, Granjaria e nos distritos de Sereno e Vista Alegre. 

Segundo a coordenadora municipal de Imunização, Sirlane Garcia Cardoso, "a campanha em Cataguases foi positiva, porque foram vacinadas 3.528 crianças contra a poliomielite e 3.130 contra o sarampo, o que respectivamente equivale a 98,5% e 98,43% dos públicos alvos", destacou Sirlane, lembrando que a meta era atingir pelo menos 95% de cobertura vacinal em cada um dos grupos preconizados para a receber imunização.

Realidades diferentes vivem o estado e o país que registram números abaixo do esperado. No último dia 16, o Ministério da Saúde revelou que, ao término da campanha, apenas 88,04% do público alvo tinham sido imunizados contra a poliomielite e 82,9% contra o sarampo no Brasil. Em Minas Gerais, o total foi de 88,66% contra poliomielite e 86,86% contra o sarampo. Nessa perspectiva, os municípios que ainda não atingiram a meta foram orientados a estender a campanha até o fim deste mês.

O Distrito Federal é o local onde, ao fim da campanha, o percentual de vacinados contra a poliomielite foi menor, apenas 61,5%. Contra o sarampo, a menor cobertura vacinal foi registrada no Amazonas, onde somente 57,44% do público alvo receberam a dose. "Falamos em metas, mas vale ressaltar que o mais importante é continuar mantendo o Brasil livre do vírus do polio, como acontece desde 1990, e diminuir o risco de crianças contrair sarampo. Essas doenças são graves e o único meio de evitá-las é através da vacina", ressaltou a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Cataguases.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: saúde, vacinação, campanha, polio, sarampo





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: