Em 17/12/2014 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Mães tentam, em vão, sensibilizar Secretária de Educação a manter três turmas no Clóvis Salgado

O grupo de mães disse que vai recorrer ao Ministério Público

O grupo de mães disse que vai recorrer ao Ministério Público

Download
No fim da manhã desta terça-feira, 16 de dezembro, pais e mães de alunos que estudam em três turmas vinculadas da Rede Municipal estiveram na sede da Secretaria Municipal de Educação para conversar com a titular daquela Pasta, Luciana Barbosa Moreira, a fim de que ela pudesse repensar a decisão de transferir para a Escola Municipal Turminha da Mônica, no bairro Pouso Alegre, as referidas turmas vinculadas que atualmente funcionam na Escola Estadual Professor Clóvis Salgado.

Também compareceram três vereadores e um grupo de conselheiros municipais de Educação, que solicitaram participar da reunião. Luciana aceitou conversar com dois representantes de pais, dois membros do Conselho e do Legislativo, mas essa condição não foi bem aceita por alguns conselheiros, os quais alegaram que, dessa forma, a representação do Conselho não teria quórum. Diante desse impasse, o diálogo foi mediado pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Ivan Luiz Rosa e a reunião procedeu com portas fechadas.

imageEnquanto a reunião acontecia, algumas pessoas que ficaram de fora, aguardando respostas que atendessem às suas reivindicações, conversaram com a reportagem do Site do Marcelo Lopes. Segundo as mães Patrícia Henriques e Emiliane Aparecida, a secretária de Educação tomou essa decisão (transferir as turmas vinculadas para a escola Turminha da Mônica) sem consultar ninguém e sem avisar com antecedência. "O que pedimos é para que ela mantenha as turmas onde estão, pelo menos até a creche do bairro Popular ficar pronta", destacou Emiliane, lembrando que tem gente que não dispõe de condições para levar os filhos até a outra escola, por falta de tempo ou de recurso.

Conforme contou Patrícia, "a secretária alegou que o dinheiro de Bolsa Família, R$ 32,00, é para pagar passagem e ainda disse que as mães que não tem condições é para se virar (sic). Que era para mãe colocar uma criança de 5 anos sozinha dentro de um ônibus e pedir para o motorista parar na porta da escola", completou Patrícia, revelando que a secretária de Educação, inclusive, a teria impedido de gravar esses pronunciamentos quando foram ditos em reunião na Escola Estadual Professor Clóvis Salgado.

Dentro da sala de Luciana Moreira, a reunião, aparentemente, também não foi tranquila e a conselheira Micaela Gracioli até se retirou, sendo substituída por Maurício Rufino, que é o representante do Legislativo no Conselho Municipal de Educação. Ao fim da conversa, o conselheiro Maurício, o vereador Walmir Linhares e os demais participantes do encontro anunciaram que a decisão da secretária foi mantida, o que causou indignação. Pais e mães disseram que vão recorrer à Promotoria de Justiça.

imageDepois da reunião, e após muita insistência, a reportagem do Site do Marcelo Lopes conseguiu falar com a secretária de Educação que alegou estar tomando a decisão em benefício dos estudantes, porque na Escola Turminha da Mônica haverá acompanhamento pedagógico mais frequente e o espaço físico também é mais adequado. "Não estou questionando o trabalho de nenhum profissional, mas explicando que, na Escola Municipal Turminha da Mônica, a supervisora estará todos os dias e a diretora também. As turmas, funcionando na Escola Estadual Professor Clóvis Salgado, não tem essa oportunidade", lembrou Luciana, acrescentando que essa decisão é difícil, mas precisa ser tomada, assim como foi em outras turmas vinculadas da Escola Estadual Dr. Norberto Custódio e no Colégio João XXIII. 

Sobre a fala das mães Luciana, acompanhada da coordenadora Sandra Moutinho, negou tenha feito o pronunciamento da forma como foi repassado à reportagem. Ela falou que apenas lembrou as mães do benefício do Bolsa Família que poderia ser utilizado para auxiliar as despesas de transporte dos alunos. (Fotos: Paulo Victor Rocha)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: turmas, Mônica, Escola, Clóvis, Salgado, alunos





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: