Em 16/12/2014 às 09h11 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Esta noite vereadores vão eleger a nova mesa Diretora da Câmara Municipal de Cataguases

Esta noite um destes vereadores será eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Cataguases

Esta noite um destes vereadores será eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Cataguases

Download
Logo mais, a Câmara Municipal de Cataguases realiza sua penúltima sessão ordinária de 2014. A extensa pauta prevê a votação de um Projeto de Resolução, dois Projetos de Lei e seis Requerimentos, além de dois Pareceres do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), referentes às prestações de contas dos exercícios financeiros da Prefeitura de Cataguases, nos anos de 2003 e 2012, respectivamente nos governos de Maria Lúcia Soares de Mendonça e Willian Lobo de Almeida.  De acordo com análise do TCE-MG, a decisão é pela rejeição das contas de 2003 e pela aprovação das contas de 2012.

Além disso, o ponto alto da reunião será a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2015-16. Duas chapas disputam o pleito que conta com os votos somente dos quinze vereadores. A primeira é encabeçada pelo vereador do PT, Geraldo Majella Mazini, e tem apoio do prefeito Cesinha Samor, e a segunda, pelo ex-presidente daquela Casa, vereador Antônio Batista Pereira, o Beleza, que tem o apoio dos partidos de oposição à atual administração. Apesar de teoricamente aquele bloco contar com nove vereadores, nada está definido. Basta lembrar o início de 2013 quando esta mesma oposição perdeu a eleição para o candidato apoiado por Cesinha. Além disso, os vereadores Aquiles Branco e João Manoelino da Silva Bolina, ambos do PHS, não costumam seguir a orientação partidária e seus votos decidirão a eleição. 

Os debates da Ordem do Dia poderão ser rápidos, uma vez que os dois Projetos de Lei inscritos já foram aprovados na primeira votação e provavelmente serão, mais uma vez, aceitos pelo plenário. Trata-se de duas proposições formuladas pelo Executivo, sendo que a primeira (PL nº 82/2014) objetiva alterar o texto do Código Tributário Municipal, referente à Lei Complementar nº 1869 de 17 de dezembro de 1990, e dar outras providências, enquanto  outra (PL nº 88/2014) tem como finalidade votar o orçamento do município, que é de  R$ 124.726.763,95 para o exercício financeiro do Município de Cataguases em 2015.

O Projeto de Resolução nº 10/2014, que visa acrescentar dispositivo ao Regimento Interno da Câmara Municipal de Cataguases criado pela Resolução nº 12/2012, também não deverá suscitar longas discussões, assim como os Requerimentos que, basicamente, solicitam informações do Executivo sobre providências que estão sendo tomadas para atender indicações legislativas. Diferente desse propósito é apenas o que requereu o vereador Walmir Linhares da Costa, pedindo ao Executivo a cópia integral do processo de constituição da empresa OASIS e também cópia do processo de construção na Avenida Guido Marlière da mesma empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha e Marcelo Lopes

Tags: vereador, câmara, presidente, Mesa, eleição, Diretora





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: