Em 15/12/2014 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Projeto de reflorestamento em Recreio quer preservar os recursos hídricos

As cerca de 400 mudas de árvores que serão plantadas já chegaram em Recreio

As cerca de 400 mudas de árvores que serão plantadas já chegaram em Recreio

Download
Começa nesta quarta-feira, 17 de dezembro, em Recreio, a execução do projeto pioneiro de reflorestamento da área de proteção permanente do manancial do Córrego dos Monos, que fica na Serra das Virgens, a aproximadamente 2 quilômetros da área urbana. Naquele local é feito o represamento da água para que possa ser captada e levada até à estação de tratamento do SAAE -  Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Recreio - que também é responsável pelo abastecimento da cidade.

A iniciativa recebeu o nome "Reflorestamento Já! Eu Apoio!", tendo sido idealizado pela Prefeitura de Recreio e SAAE, com o apoio do Instituto Estadual de Florestas – IEF/Leopoldina, que doou mais de 250 mudas nativas e frutíferas para o plantio. O SAAE também adquiriu mais 150, totalizando 400 árvores que serão plantadas nesta primeira fase de três deste projeto, conforme informou Leonardo Ribeiro, assessor de comunicação da Prefeitura local, com exclusivade ao Site do Marcelo Lopes.

imageNesta primeira etapa do projeto o local a ser reflorestado será a margem esquerda do manancial, que fica na Fazenda Ribeirão e foi autorizada por seu proprietário, Gilson Pereira, e vai obedecer o que determina o Código Florestal. O espaço já foi demarcado e cada árvore será plantada em um raio de 10 metros. A margem direita, onde está situada a Fazenda Sesmaria, seu proprietário Gilberto Junqueira, também autorizou o reflorestamento dentro do que determina a legislação federal devendo aquela área ser demarcada na sequência, anuncia Leonardo.

Para mobilizar a sociedade em torno deste projeto e sua importância para o município, nesta quarta-feira, a partir das 8 horas, será feita, em frente à sede do SAAE, a distribuição de sementes de árvores, panfletos educativos e do adesivo com a marca do projeto. A ideia é mobilizar os alunos da rede municipal e estadual de ensino, conta o assessor de comunicação. No dia seguinte, quinta-feira, acrescenta Leonardo, será realizado o plantio das mudas desta primeira etapa do projeto.

imageO projeto "Reflorestamento Já! Eu Apoio!" foi criado após a longa seca que se abateu sobre a região e que levou Recreio a racionar água. "O reflorestamento da área do manancial de Recreio é importante pois irá proteger as cabeceiras, o curso do córrego e o volume da água", revela Leonardo. O projeto de recomposição florestal no entorno do manancial será "essencial para a manutenção da biodiversidade e a preservação dos recursos hídricos", conclui o assessor de comunicação da prefeitura de Recreio. (Fotos cedidas por Leonardo Ribeiro)

 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Recreio, reflorestamento, manancial, água, prefeitura





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: