Em 15/12/2014 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Após reforma praça central em Astolfo Dutra é reinaugurada conforme projeto original

A nova praça ganhou também lei que obriga sua preservação histórica

A nova praça ganhou também lei que obriga sua preservação histórica

Download
Na noite desse sábado, 13 de dezembro, a Praça Governador Valadares, localizada no Centro de Astolfo Dutra, foi reinaugurada nos moldes que propunha seu projeto original, que é uma Praça/Jardim. O evento contou com a presença do prefeito Arcílio Venâncio, do vice-prefeito José Teixeira, do deputado federal Rodrigo de Castro e do secretário de Estado do Governo de Minas Gerais Danilo de Castro, além de vereadores locais, secretários municipais, de prefeitos de cidades vizinhas e de pessoas ilustres que ajudaram a resgatar parte da memória cultural daquele município, ao contribuir para a reconstrução daquela praça central.

imageA fachada da Prefeitura Municipal também foi reinaugurada após ser reformada e o busto de Astolfo Dutra foi reintegrado à frente do prédio, dando mais identidade à história local, conforme destacou Arcílio, enquanto se pronunciava para agradecer todos que participaram a fim de que a reconstrução da Praça Governador Valadares fosse bem sucedida. O prefeito ressaltou o apoio de Danilo e Rodrigo de Castro e do deputado estadual Gustavo Valadares na intermediação do recurso destinado através da Secretaria de Estado de Turismo e frisou que a reforma da praça foi mais uma obra feita para atender às solicitações da população. 

Tendo como mestre de cerimônia o advogado Cezar Defilippo, a solenidade contou com apresentação da banda de música da Polícia Militar de Ubá e de estudantes que cantaram o Hino Nacional. O evento também foi momento de homenagear o professor João Pessoa Linhares que, de acordo com o prefeito municipal, "dedicou-se incansavelmente aos trabalhos de reedificação desta praça, através de sua presença diária, de seus desenhos e de suas informações orais e escritas". 

imageA escritora Rosalina Pinto Moreira e a professora Nely Dariú se pronunciaram para falar da importância histórica que a praça tem para o povo portuense. A vereadora Neli de Almeida destacou que um projeto de lei foi criado a fim de que a Praça Governador Valadares seja preservada da forma como está. Danilo e Rodrigo de Castro também usaram a palavra para destacar o empenho de Arcílio em prol de Astolfo Dutra e reiterar o trabalho que fazem em benefício daquele município. Ao fim dos discursos, as placas foram descerradas sob aplausos do público. 

As obras de reconstrução da Praça Governador Valadares custaram R$ 183.182,33 e foram realizadas pela empresa Sudeste Pré-moldados e Prestação de Serviços Ltda. O espaço reformado integra Memorial da Cidade, fonte luminosa, bancos e iluminação, bem como jardins com gramas e flores. A acessibilidade agora também é ponto forte da praça. (Fotos de Paulo Victor Rocha)


image


image


image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: praça, Astolfo Dutra, prefeitura, Arcílio





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: