Em 13/12/2014 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

PROCON Cataguases sugere cautela ao consumidor nesta época de natal

Comprar nesta época do ano exige mais atenção, diz PROCON (foto ilustrativa)

Comprar nesta época do ano exige mais atenção, diz PROCON (foto ilustrativa)

Download
Dezembro é um mês de grande movimentação no comércio e, por isso, o Procon de Cataguases está divulgando um informe para orientar os consumidores na hora de comprar os presentes de Natal. Segundo o coordenador do órgão municipal de proteção e defesa do consumidor, advogado Rafael Vilela Andrade, é necessário fazer pesquisa de preço e qualidade antes de se adquirir um produto, lembrando que nem sempre o melhor é o mais barato.

O advogado também destacou que o consumidor deve exigir a Nota Fiscal no ato da compra, porque o documento o resguardará no caso de eventuais problemas que devam ser solucionados pela loja ou pelo fabricante. Outra questão essencial na hora de adquirir um produto é, de acordo com Rafael Vilela, procurar se informar sobre a conduta do fornecedor após a venda. Ainda conforme ressaltou o coordenador do Procon de Cataguases, o consumidor deve perguntar ao vendedor sobre como é prestado o serviço de Assistência Técnica Autorizada quando solicitado.

Os prazos de entrega também devem ser observados pelos consumidores. "Alguns lojistas ofertam prazo para entrega do produto e não cumprem. É um transtorno quando nos programamos sob a promessa de entrega e nada! Como exemplo, o presente que não chega até o Natal. Sendo assim, é necessário que os consumidores exijam que o prazo estipulado conste em documento (por escrito) para que seja mais fácil provar, caso a obrigação não seja adimplida", explicou Rafael Vilela (foto abaixo) que também frisou a importância de se ter cuidado redobrado nos casos de compras pela internet.

imageNo comércio eletrônico, segundo observou o coordenador do Procon de Cataguases, "as ofertas são mais vantajosas  ao consumidor, porém existem muitos sites que não se pode confiar". O advogado sublinhou que o ideal é fazer uma pesquisa detalhada sobre o site que está oferecendo o produto desejado, observar se realmente é uma empresa constituída com CNPJ e endereço físico. 

"Além disso, o mais importante é verificar se a compra é realmente necessária antes de efetuá-la, independente de ser online ou não. O Código de Proteção e Defesa do Consumidor só prevê a desistência da compra, caso ela tenha sido efetuada fora do estabelecimento comercial, no prazo de até 7 dias", esclareceu o coordenador do Procon de Cataguases, aproveitando, em seguida, para desejar um bom Natal a todos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: procon, natal, compras, consumidor





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: