Em 08/12/2014 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Vigilância Sanitária Municipal faz recomendações para a época do Natal

A Vigilância Sanitária pede mais atenção do consumidor na hora de escolher os produtos que vai levar para casa

A Vigilância Sanitária pede mais atenção do consumidor na hora de escolher os produtos que vai levar para casa

Download
Com a aproximação das festas de fim de ano, o comércio de produtos alimentícios aumenta de forma significativa e é exatamente por isso que a Vigilância Sanitária Municipal de Cataguases (VISA) intensifica a fiscalização no período, através da Operação de Natal, que conta com fiscais sanitários, nutricionista, enfermeira e farmacêutico. São doze profissionais trabalhando para garantir que a população adquira produtos de qualidade, prevenindo e minimizando possíveis infecções e outros tipos de contaminações alimentares. 

De acordo com informações da coordenadora da VISA, Roseli Batista Ferreira, as fiscalizações ocorrem rotineiramente, mas, até o fim de dezembro, acontecerão com mais frequência, tendo como foco "produtos comercializados em supermercados, açougues, mercearias, restaurantes, padarias e afins, que compõem a cesta de Natal e que são mais consumidos neste período de festas". Segundo Roseli Batista, "muitos surtos e contaminações podem ser evitados, quando são observadas as boas práticas de fabricação, manipulação e conservação dos alimentos; desde a sua origem até chegar à mesa do consumidor".

Preocupada com a segurança alimentar, a coordenadora da VISA orienta a população a "prestar atenção quanto à data de validade dos produtos, se possuem registro no Ministério da Agricultura, se tem Selo de inspeção do Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ou do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)". 

Ainda conforme destaca Roseli, os consumidores devem rejeitar produtos que não estão em condições normais, como latas estufadas, amassadas ou enferrujadas, embalagens com presença de mofo (fungos), produtos com embalagens abertas ou rasgadas, entre outros. A VISA de Cataguases está situada na Rua José de Almeida Kneipp, 178, Vila Tereza. O telefone é 3429-2627 e o email: [email protected].




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: vigilância, sanitária, fiscalização, alimentos, produtos





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: