Em 03/12/2014 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Vereadores adiam votações, economizam nos debates e sessão termina cedo

A médica Maria Ângela Girardi esteve na Câmara apresentando aos vereadores o livro lançado recentemente pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases que resgata a história da medicina na cidade

Maria Ângela, em primeiro plano, sendo ouvida atentamente pelo presidente da Casa, Fernando Pacheco

Maria Ângela, em primeiro plano, sendo ouvida atentamente pelo presidente da Casa, Fernando Pacheco

Download
A sessão ordinária desta terça-feira, 2 de dezembro, da Câmara Municipal de Cataguases, tinha todos os ingredientes para ser uma das mais demoradas. Afinal, seria lido o relatório final da Comissão Especial de Inquérito do Fundeb (CEI do Fundeb), haveria a votação da Lei Orçamentária Anual, além da apreciação dos pareceres do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais das Contas dos prefeitos Maria Lúcia Mendonça e Willian Lobo de Almeida. Mas foi uma das mais rápidas do ano, para surpresa até mesmo dos próprios vereadores. 

A médica Maria Ângela Girardi, convidada pela Mesa Diretora da Casa, fez a divulgação do livro escrito pelo historiador Inácio Frade, "Nos Domínios de Hipócrates - A SMCC e o campo médico cataguasense" contando a história da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases. A obra contou com o apoio da Unimed e do Hospital de Cataguases e resgata o início da atividade médica em Cataguases de forma sistêmica, além da criação da própria SMCC e da Urezoma - União das Regionais da Zona da Mata, que, conforme contou Maria Ângela, "é uma iniciativa que hoje é copiada em outras regiões".

imageA leitura do Relatório final da CEI do Fundeb foi a única atividade que foi concretizada na sessão. Como os caminhos do Legislativo são imprevisíveis e dependem de vontade e das circunstâncias políticas, os vereadores decidiram não votar o Orçamento de 2015, adiando esta decisão - que vai consumir duas sessões - para a próxima semana. Também não votaram o parecer sobre as contas da ex-prefeita Maria Lúcia, atendendo pedido da advogada dela, Laura Rossi de Oliveira, que está às voltas com problemas de saúde com o marido. Já as contas do ex-prefeito Willian Lobo, o vereador Paulo Aritana, pediu vistas e sua votação também ficou para a próxima terça-feira.

Os vereadores também aprovaram um decreto legislativo, por unanimidade, concedendo a Comenda Guido Thomaz Marliére ao ex-prefeito, ex-deputado estadual e ex-secretário de estado de Justiça, Tarcísio Henriques, por seu trabalho prestado ao município. Também aprovaram dois projetos de Resolução também oriundos do Legislativo que antecipa a eleição da Mesa Diretora daquela Casa para o biênio 2015-16 para o dia 16 de dezembro próximo e outro que limita em dois o número de concessão de moções por vereador em cada sessão, além de normatizar os apartes durantes as sessões. Logo depois, o presidente, vereador Fernando Pacheco, encerrou a reunião ordinária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: câmara, vereador, sessão, ordinária, Cataguases





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: