Em 26/11/2014 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Vacinação contra a Polio em Cataguases está abaixo da expectativa

Pais e responsáveis devem levar seus filhos em idade recomendada para receberem a dose da vacina

Pais e responsáveis devem levar seus filhos em idade recomendada para receberem a dose da vacina

Download
Termina na próxima sexta-feira (28) a campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e contra o sarampo, mas dados do Ministério da Saúde revelam que muitas crianças ainda não receberam as imunizações e, por isso, é necessário que pais e responsáveis fiquem atentos e procurem o posto de saúde mais próximo de suas residências o quanto antes. Devem tomar a vacina contra poliomielite crianças de 6 meses a menores de 5 anos, já contra o sarampo, o público alvo abrange crianças de 1 a 5 anos incompletos.

Em Cataguases, todos os postos de saúde pública disponibilizam a vacina até o fim da campanha e, conforme revelou a coordenadora municipal de Imunização Sirlane Garcia Cardoso, até a tarde desta segunda-feira, 24, a cobertura vacinal registrada no município está abaixo da expectativa. "A meta é vacinar pelo menos 95% das crianças em cada faixa de idade, mas, faltando quatro dias para o fim da campanha, o percentual em cada grupo preconizado não passa dos 70%", revelou Sirlane, alertando que as imunizações são importantes para garantir proteção às crianças.

Até o fechamento desta matéria, foram distribuídas 2.176 doses de vacina contra o sarampo em Cataguases, o que equivale a 68,43% do total pretendido. Desse número absoluto, 537 foram ministradas em crianças de 1 ano, 561 de 2 anos, 542 de 3 anos e 536 de 4 anos. Contra a poliomielite, o número total de vacinados também é baixo (2.161) principalmente no grupo formado por crianças de 1 ano, que atinge apenas 63,40% da quantidade estimada.

De acordo com Sirlane, "o principal objetivo da campanha contra poliomielite é evitar a reintrodução do vírus selvagem dessa doença no Brasil e o da campanha de segmento contra sarampo é resgatar menores de 5 anos não vacinados ou aqueles que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, minimizando o risco de adoecimento dessas crianças, reduzindo ou eliminando os bolsões de não vacinados", finalizou a coordenadora de Imunização.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: vacinação, poliomielite, polio, campanha, saúde





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: