Em 20/11/2014 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Prefeitura deve reduzir salas de aula na rede municipal, mas pode assumir duas escolas estaduais

A escola Flávia Dutra é um dos alvos dos boatos de que será fechada

A escola Flávia Dutra é um dos alvos dos boatos de que será fechada

Download
O prefeito Cesinha Samor e sua secretária de Educação Luciana Moreira, vêm recebendo críticas, especialmente através das redes sociais, por causa de um possível fechamento de escolas da rede municipal de ensino. Cesinha falou recentemente a este Site que o assunto não procede e que não vai fechar "nenhuma escola". Ele disse, inclusive, não saber a origem do que classificou de "boato".

A reportagem do Site do Marcelo Lopes conversou com algumas pessoas que trabalham na Educação Municipal, efetivas, para conhecer a verdade sobre este episódio que vem fomentando mais uma disputa política-partidária entre situação e oposição, aliás, como vem acontecendo desde a posse do atual prefeito. As fontes, que pediram para se manterem anônimas, garantiram que "não serão fechadas escolas".

O problema, de acordo com estes profissionais, é que há muitas escolas em que professores estão lecionando para meia dúzia de alunos enquanto deveriam estar dando aula para turmas com trinta estudantes. Para sanar este problema, a Secretaria Municipal de Educação quer fechar algumas salas e colocar os alunos em uma única turma. As fontes ouvidas pelo site garantem que este procedimento não significa que professores efetivos ficarão sem emprego, uma vez que a escola continuará aberta e funcionando normalmente.

Há, ainda, outro ponto a ser levado em consideração, segundo as fontes ouvidas pela reportagem. As escolas estaduais Guido Marliére e Coronel Vieira deverão ser municipalizadas em breve. De acordo com elas, há uma forte tendência de que o governo do Estado faça valer a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação (nº 9394/97)- em que afirma em seu artigo 11 item V, que o município deve assumir as turmas de ensino fundamental das séries iniciais, ou seja, de 1º ao 5º ano. Caso esta informação se confirme, será preciso, antes, que o Governo de Minas informe o montante de recursos que vai repassar ao município para manter estas duas novas escolas.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: escola, sala de aula, alunos, educação, estado, município





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: