Em 19/11/2014 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Região pode continuar com chuva abaixo da média, prevêem cientistas

A água continua escassa na região por conta da pouca chuva em novembro

A água continua escassa na região por conta da pouca chuva em novembro

Download
Em Cataguases e toda a Zona da Mata a ausência de chuva vem sendo muito sentida pela população e o meio ambiente. Apesar de não existirem dados estatísticos que assegurem a extensão desta estiagem na região, o fato que todos sabem é que em 2014 tem chovido bem menos do que nos anos anteriores. Isto provocou até racionamento de água em algumas cidades da região como Juiz de Fora, Recreio e Ubá, além de problemas de abastecimentos pontuais em outros municípios como Astolfo Dutra.

Apesar de novembro ser um mês tradicionalmente chuvoso, a percepção até agora é de que a chuva continua escassa. Agora, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Inpe, divulgou um levantamento que registra uma queda de 20% no volume de chuva em comparação com a média histórica na região Sudeste neste ano. Economizar água, portanto, continua sendo a palavra de ordem que deve nortear a vida das pessoas, inclusive deve começar a forçar uma mudança de hábitos.

Só no Vale do Paraíba e região bragantina, onde está localizada a maior parte dos reservatórios do sistema Cantareira (estado de São Paulo), as chuvas ficaram 60% abaixo do esperado. Os dados são correspondentes ao volume de chuvas até 31 de outubro. No Sudeste, 2014 foi o ano mais seco desde que os pesquisadores começaram a fazer as medições de chuva, há 80 anos.

De acordo com os dados do Inpe, o Sudeste apresentou os menores índices de chuva do país e, em alguns pontos, a precipitação foi 80% menor do que a média histórica. Segundo os meteorologistas, a estiagem se explica pela predominância de uma massa de ar seco sobre a região, impedindo a chegada de frentes frias que vêm do Sul - principais responsáveis pelas chuvas na região. Diante do cenário, cientistas também não conseguem prever se o fenômeno é temporário ou se o período de seca se estenderá.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Com informações do G1

Tags: chuva, estiagem, racionamento, água, seca





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: