Em 02/11/2014 às 11h46 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cerca de 12 mil pessoas devem visitar o Cemitério São José neste dia de Finados

Com a seca na região sudeste a oferta de flores naturais está reduzida. com isso a venda de flores artificiais registra grande crescimento nas vendas

Cena comum neste dia de Finados no Cemitério: túmulos bem ornamentados

Cena comum neste dia de Finados no Cemitério: túmulos bem ornamentados

Download
Entre dez mil e doze mil pessoas deverão visitar o Cemitério São José, em Cataguases, durante este domingo, 2 de novembro, Dia de Finados. Esta é a expectativa do Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Nicolau Siervi, responsável por aquela autarquia municipal. Ele projetou também que na parte da manhã cerca de sete mil pessoas passaram pelo local fazendo suas homenagens aos mortos. Nicolau também contou que o cemitério, em função do horário de verão, vai prorrogar "um pouco mais o horário de visitação, provavelmente até às 18:30 horas".

A grande movimentação de pessoas registrada nesta manhã no cemitério, especialmente por causa da Missa que foi celebrada às 9 horas, não trouxe problemas aos visitantes, exceto o trânsito no local que, anualmente, nesta data, fica congestionado. Dentro do campo santo, porém, o clima era de tranquilidade e de homenagens aos entes queridos. Até água gelada gratuita foi servida aos visitantes, por meio de um veículo da Copasa adaptado para esta finalidade. Além de orações, a cena mais comum era de pessoas ornamentando túmulos, um gesto de carinho e reconhecimento àqueles que em vida deixaram ensinamentos e exemplos a amigos e familiares.

imageNas imediações do Cemitério diversos vendedores ambulantes comercializavam flores naturais e artificiais, velas, fósforos e até água mineral. Este ano a surpresa ficou por conta da pouca oferta de flores naturais provocada pela falta de chuva, segundo Imaculada Conceição de Oliveira Silva, que ao lado de seu irmão, Márcio, montou uma banca na rua do Cemitério, além de manter uma floricultura na Granjaria. Segundo ela, "dentro do que a gente esperava, por causa da gente não ter mercadoria, nós conseguimos vender bem". Ela também informou que manteve os preços praticados ano passado. "Uma rosa custa dois reais e um vaso de margarida está saíndo por quinze reais", contou à reportagem.

imageNa barraca ao lado, Celso Ricardo Dias Rodrigues, vende apenas flores artificiais e não esconde sua satisfação com o resultado. "Até agora (final da manhã) vendemos cerca de quarenta por cento a mais do que ano passado", disse. Ele, que pelo segundo ano consecutivo, montou quatro bancas nas imediações do Cemitério neste Dia de Finados, revelou que o preço médio de suas flores artificiais é "de dezenove reais, mas temos de todos os preços, de cinco a trinta e cinco reais", explicou ele que mantém uma loja do ramo na Vila Domingos Lopes. Celso contou ainda que até o final do dia espera vender todo o seu estoque. "Agora, por exemplo, a mercadoria nas outras três barracas está quase no fim", completou.



image



image



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: finados, cemitério, flores, túmulos, visita





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: