Em 23/10/2014 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Alunos do Soberano participam de intercolegial das Nações Unidas, o MINIONU

Alunos do Colégio Soberano que participaram do projeto MINIONU

Alunos do Colégio Soberano que participaram do projeto MINIONU

Download
Entre os dias 12 e 15 de outubro, os alunos Lara Rodrigues, Filipe Vieira, Otavio Duarte, Jessyca Machado e Andrezza Moraes, do Colégio Soberano de Cataguases, participaram em Belo Horizonte do maior intercolegial promovido pelas Nações Unidas na América latina, o MINIONU.

Com objetivo de desenvolver nos alunos as competências e habilidades de analisar e resolver problemas de forma autônoma e responsável, o projeto, que já está em sua 15º edição, recebe alunos de todo Brasil, propondo-lhes uma simulação das reuniões que ocorrem nos comitês internacionais da Organização das Nações Unidas - ONU.

Durante quatro dias os alunos do Colégio Soberano, orientados pela professora de história e coordenadora do colégio Soberano, Maria Thereza Werneck, viveram uma rotina de diplomatas, momento em que defenderam a política externa de suas representações em encontros de organizações internacionais. 

De acordo com a Diretora do Soberano Vera Nilce, o MINIONU possui função pedagógico-cultural, possibilitando aos estudantes desenvolverem suas capacidades de percepção e compreensão dos acontecimentos internacionais através de pesquisas prévias e apresentações.

"No meu entendimento, o MINIONU é algo que vai além de um projeto de extensão ou uma mera experiência acadêmica em que se discutem temas da pauta internacional. O que é demandado aos alunos não é apenas dedicação nas pesquisas, leitura de guias, acompanhamento de blogs e etc. É, além de tudo, o exercício da cidadania, o respeito mútuo entre delegados, professores, voluntários, e o desenvolvimento das relações interpessoais", disse Vera Nilce. 

O Modelo Intercolegial das Nações Unidas – MINIONU – é um projeto da PUC Minas realizado pelo seu Departamento de Relações Internacionais, que consiste na preparação de universitários do curso de Relações Internacionais para receberem mais de mil estudantes de escolas do ensino médio de todo o Brasil. (Foto cedida pelo Colégio Soberano)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Márcia do Vale Machado

Tags: Soberano, colégio, ONU, internacional





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: