Em 22/10/2014 às 17h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Sucesso marca o Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade de Cataguases

O 2} CATS reuniu estudantes e profissionais de arquitetura e urbanismo

O 2} CATS reuniu estudantes e profissionais de arquitetura e urbanismo

Download
Entre os dias 16 e 18 de outubro Cataguases foi sede do 2º Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade (CATS). Neste período a cidade recebeu centenas de estudantes e profissionais para o estudo e a troca de experiências acerca do tema, também movimentando a economia e o turismo local.

Estudantes de diversas regiões do país e também do exterior estiveram no congresso que contou com uma extensa programação, dividida em 24 oficinas, apresentação de 23 trabalhos acadêmicos, 5 palestras, um painel temático, 4 homenagens e um tributo e visitas guiadas aos bens tombados. O evento de abertura ainda teve uma bela apresentação do coral da Escola de Música Lila Carneiro Gonçalves.

imageAs visitas aconteceram no último dia do CATS. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os principais bens tombados da cidade como a residência da artista Nanzita, o Colégio Cataguases, o Educandário Dom Silvério, a Praça José Inácio Peixoto (Vila Tereza), a Vila Operária (Bairro Jardim), a Estação e a Praça Chácara Dona Catarina, entre outros locais.

A opinião da estudante de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora, a cataguasense Karla Cavalari, reflete um dos objetivos do CATS: o de enaltecer o sentimento de pertencimento e valorização dos moradores em relação à cidade.
 
"Vejo nos olhos dos participantes todo o sentimento que sempre tive. O deslumbramento diante de tanta beleza e a indignação diante do descaso político e a falta de respeito pela história, esses que se compartilham com pessoas que nem mesmo aqui nasceram. Fui uma feliz testemunha de palavras incrédulas, que foram ditas diante de azulejos caídos no chão, no último dia do evento em uma de nossas visitas, palavras essas que exprimiam exatamente o mesmo sentimento de uma pessoa que tem grande afeição por Cataguases", disse Karla. 

O evento também envolveu uma rede de fornecedores locais por meio da prestação de serviços de transporte, alimentação, hospedagem, segurança, papelaria, vestuário, materiais de comunicação visual e impressos. Aproximadamente 30 pessoas trabalharam diretamente na organização e produção do CATS.

image "O congresso foi muito bem produzido e contou com a presença de grandes profissionais que enriqueceram nossa bagagem intelectual, tanto nas palestras e oficinas quanto na interação com os participantes, trocando opiniões e nos dando a chance de conhecê-los como pessoas e profissionais. Espero participar nas próximas edições", disse Marina Pacheco, estudante do 4º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Redentor, de Itaperuna – RJ.

A coordenadora geral do 2º CATS Elisabete Kropf faz uma análise sobre o congresso e os principais resultados obtidos. "Foi excelente o nível dos professores, oficineiros e palestrantes; organização impecável; alunos muito interessados e as discussões proveitosas. Essa é a razão do nosso trabalho", concluiu a arquiteta que já prevê a terceira edição do CATS para 2016.

O 2º Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade é patrocinado pela Energisa e Zollern BHW do Brasil, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ICMS Cultural, CA 0595/001/2012, além do patrocínio municipal da Lei Ascânio Lopes de Incentivo à Cultura. Casa Mattos, Votorantim e Méthodus Engenharia também auxiliaram na realização do CATS.

image

image

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Márcia do Vale Machado

Tags: arquitetura, urbanismo, Elisabete Kropf, CATS





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: