Em 16/10/2014 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Rotary de Cataguases e empresas parceiras povoam rio Pomba com 70 mil peixes

Os sacos com os alevinos de curimatá foram depositados na água para climatização e depois soltos

Os sacos com os alevinos de curimatá foram depositados na água para climatização e depois soltos

Download
Na manhã de quinta-feira, 16 de outubro, o rio Pomba recebeu 70 mil peixes da espécie Curimatá através de ação realizada pelo Rotary Clube de Cataguases, com patrocínio das empresas Brookfield e Energisa. O peixamento ocorreu abaixo da ponte que dá acesso à conhecida "estrada da Empa", depois do bairro Taquara Preta e contou com a presença do prefeito Cesinha Samor, de representantes das instituições patrocinadoras, membros das Polícias Militar e Ambiental, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Tiro de Guerra, Vert Ambiental, além de dezenas de rotarianos, dentre os quais a presidente Renata Portela e seu marido e ex-governador daquele clube de serviço, Ronaldo Valverde.

image"Há quatro anos, foi identificada uma diminuição muito expressiva dos cardumes de peixes Curimatá no Rio Pomba. Então, junto ao IEF (Instituto Estadual de Florestas) e à Polícia Ambiental, o Rotary fez o projeto e conseguiu que as empresas Brookfield e Energisa financiassem a compra dos peixes, para que fosse feito o repovoamento dos cardumes", revelou Ronaldo Valverde, explicando que, "com a soltura de hoje, já são mais de meio milhão de peixes introduzidos na bacia do rio Pomba através dessa ação". Um grupo de profissionais da Unipac Cataguases também participou da iniciativa e os Atiradores do Tiro de Guerra que ajudaram a colocar os peixes no rio Pomba. Também participaram os comandantes da Polícia Militar em Cataguases, Major Fernando Miranda e o da Polícia Ambiental, Capitão Alexandre de Castro Leal.

Segundo Renata Portela, "essa nossa iniciativa sozinha não garante a continuação da vida no Pomba. É preciso que haja a conscientização da população em geral, no sentido de cuidar do rio, porque o que ceifa a vida é justamente a poluição, o desmatamento e a pesca predatória", completou a presidente do Rotary Clube de Cataguases. O engenheiro agrônomo Ricardo Matias de Souza, ressaltou a importância do peixamento para o meio ambiente. "Toda contribuição é positiva", lembrou o funcionário lotado na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Ele revelou a previsão de chuva para a próxima semana que, "se confirmada deverá contribuir ainda mais para a sobrevivência desses alevinos que agora povoam o rio Pomba", revelou.

image

image

image

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: peixe, rio Pomba, meio ambiente, polícia, Rotary





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: