Em 19/09/2014 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Mais de 600 meninas receberam, esta semana, a segunda dose contra o HPV

A campanha da segunda dose de vacinação contra o HPV continua na próxima semana

A campanha da segunda dose de vacinação contra o HPV continua na próxima semana

Download
Desde o dia 16 de setembro, equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases aplicam a segunda dose da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) nas meninas de 11 a 13 anos que já receberam a primeira injeção dessa imunização em março. O procedimento está sendo realizado nas escolas onde há maior concentração de alunas que integram o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. A dose também está disponível na Policlínica Municipal ou nos postos de saúde com sala de vacinação, para as garotas das demais instituições de ensino com pequeno número de alunas dentro da faixa etária de vacinação.

Conforme destaca a coordenadora municipal de Imunização, Sirlane Garcia Cardoso, até a tarde de sexta-feira, 19, cerca de seiscentas alunas já haviam recebido a segunda dose da vacina contra o HPV em Cataguases e essa cobertura corresponde a resultados positivos, pois, segundo Sirlane, está dentro da meta estipulada. Ela lembra que para receber a segunda dose da vacina, a estudante deve ter em mãos a carteira de vacinação e ficar atenta à data programada para a sua escola. 

Na segunda-feira, 22, a vacinação será realizada no Colégio Carmo e, no dia seguinte, ocorrerá na Escola Estadual Marieta Soares Teixeira e na Escola Municipal Prefeito José Esteves. As alunas da Escola Estadual Professor Clóvis Salgado e do IDAIC receberão a dose na quarta-feira, 24, já as garotas do Colégio Equipe serão atendidas na quinta-feira. No dia 26, uma equipe de imunização estará na Escola Municipal Dr. Astolpho Resende e, na semana seguinte, tomarão a vacina as estudantes do SEBRAE, Escola Estadual Astolfo Dutra, Centro Educacional Cataguases, Colégio Soberano, Colégio Cecília Meireles, Escola Municipal João Inácio Peixoto, Escola Municipal Carmelita Guimarães e Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto.  

Em nota, as Sociedades Brasileiras de Imunizações (SBIm), de Infectologia (SBI) e de Pediatria (SBP), juntamente com a Sociedade Latinoamericana de Infectologia Pediátrica (SLIPE) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), enfatizam a importância de as meninas brasileiras com idade entre 11 e 13 anos receberem a segunda dose da vacina HPV, uma vez que ela protege contra as infecções relacionadas ao surgimento de vários tipos de câncer, como o de colo de útero.

De acordo com a Nota "O Brasil alcançou, com a primeira etapa da vacinação em março de 2014, coberturas vacinais elevadíssimas, ao redor de 90% do público alvo. São números expressivos que confirmam a adesão da população brasileira às imunizações e a confiança em nosso Programa Nacional de Imunizações (PNI). Foram mais de 4 milhões de doses aplicadas, sem registros de eventos adversos graves que pudessem ser atribuídos à vacina". 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Márcia do Vale Machado e Paulo Victor Rocha

Tags: HPV, vacina, meninas, estudantes, escola





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: